Notícias



Diagnóstico

Sobe para quatro o número de casos de coronavírus no RS

Duas novas confirmações são de Porto Alegre e Caxias do Sul

12/03/2020 - 07h47min


GZH
GZH
AFP / US Food and Drug Administration

A Secretaria Estadual da Saúde contabiliza quatro casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Conforme a pasta informou a GaúchaZH na noite desta quarta-feira (11), os dois novos casos são de Caxias do Sul e de Porto Alegre.

De acordo com Secretaria, os dois casos não estão relacionados entre si ou com os outros dois já confirmados no Estado. Ainda segundo o órgão, ambos estão com um quadro de saúde leve e em isolamento domiciliar. 

O paciente de Caxias tem 42 anos e esteve em Milão, na Itália, recentemente. O caso da Capital é de uma jovem de 19 anos, que também retornou da Itália em fevereiro. Ela permaneceu 41 dias no país europeu e retornou ao Brasil já apresentando sintomas da doença. 

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre já realiza o monitoramento dos familiares da jovem desde a segunda-feira (9), quando ela buscou atendimento em uma rede privada de saúde e fez o teste para coronavírus. O secretário municipal Pablo Stürmer afirma que não há motivo para pânico e mudanças de rotina.

—Não há motivo para pânico, temos que seguir realizando nossas tarefas diárias. O contato com alguém doente não é certeza de contaminação. A secretaria está monitorando os familiares e pessoas que tiveram contato direto com a jovem. Eles vão seguir em observação por até 18 dias, que é o tempo de incubação do vírus — ressaltou o secretário em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, na noite desta quarta.

Até esta quarta, três pessoas com suspeita de terem contraído o coronavírus seguiam sendo monitoradas em Caxias: um paciente é uma criança de um ano que reside na Espanha e veio a Caxias visitar familiares, o segundo é um homem que viajou a Paris e Londres e o terceiro caso suspeito é uma jovem que retornou de um intercâmbio na Itália.  

— Nos preparamos para ter agilidade na contenção do vírus. O importante é acalmar a população e adotar bons hábitos de higiene — ressaltou o secretário Jorge Olavo Hahn Castro, de Caxias do Sul. 

Na terça-feira (10), o governador Eduardo Leite anunciou o primeiro diagnóstico do Estado, um empresário de 60 anos de Campo Bom. Na manhã desta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso da Capital, uma mulher de 54 anos.

 Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias