Notícias



#DG20ANOS

Alexandre Bach: "Aprendi no DG a trabalhar para o meu leitor"

Editor-chefe do Diário Gaúcho entre 2000 e 2004, além de gerente executivo do Grupo RBS entre 2004 e 2014, Bach compartilha suas lembranças do DG

17/04/2020 - 12h58min

Atualizada em: 17/04/2020 - 12h58min


Andréa Graiz / Agencia RBS
Bach foi o primeiro editor-chefe do Diário Gaúcho

Anotem aí a receita de sucesso do Diário Gaúcho. Muitas vezes, pronunciei essa frase ao longo do tempo que tive a honra de comandar a Redação do DG e liderar uma talentosa equipe. Apresentava a tal receita durante palestras para profissionais e estudantes de Jornalismo.

Leia mais sobre os 20 anos do DG
Luiz e Inglacir uniram seus corações solitários graças ao DG
Vila Safira ganhou uma praça após apelo de morador ao DG
Conheça João Vitor, o menino que caminha no rumo certo 

Ingrediente 1: o DG é um jornal que foca em seu leitor. E todos corriam para anotar a dica. Ingrediente 2: o DG acorda todo dia para ajudar o seu leitor a se relacionar com o seu mundo. Mais anotações. Ingrediente 3: a pauta do DG é feita a partir da vida de seus leitores. Mais anotações ainda, mas a partir desse momento eu dava outro rumo para a conversa. “Pessoal, qual o jornal do mundo que não deve focar em seu leitor, que não deve ajudar o seu leitor?”

Isso me lembra muito quando empresas anunciam o seu "reposicionamento" e avisam que, com a mudança, passam a focar nas necessidades de seus clientes. Mas então estavam focadas no quê?

Aprendi no DG a trabalhar para o meu leitor, compromisso primordial de qualquer jornal, mas que, por muitas razões, o jornalismo brasileiro foi perdendo ao longo das décadas, reportando apenas para si mesmo.

O sucesso do jornalismo popular do DG fez isso: resgatou o jornalismo de raiz.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias