Notícias



Seu Problema é Nosso

Caso resolvido: cratera na calçada no bairro Auxiliadora recebe conserto 

Moradores tiveram de esperar por quatro meses

13/04/2020 - 10h38min

Atualizada em: 13/04/2020 - 10h39min


arquivo pessoal / arquivo pessoal
Calçada foi refeita

O buraco na calçada da Rua Germano Peterson Júnior, em frente ao número 101, no bairro Auxiliadora, zona norte de Porto Alegre, finalmente foi consertado, após quatro meses de espera dos moradores. A gestora do condomínio que fica em frente ao ponto em discussão, Ana Jaqueline Lima Sasso, 45 anos, foi quem abriu as solicitações junto ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), por meio do telefone 156. Ela se diz aliviada com o fim do caso:

– Antes, eu pagava caro para limparem a água suja que caia do buraco direto no subsolo do prédio, onde fica a garagem. Agora, está tudo certinho.

Na edição do Diário Gaúcho do dia 6 de fevereiro de 2020, a reportagem mostrou a situação do local. À época, Ana aguardava uma resposta do Dmae havia três meses.

LEIA MAIS  
Situação resolvida em São Leopoldo: terreno recebe limpeza no Arroio da Manteiga
Em desenhos, crianças transmitem mensagens de esperança
Alunos e professores da UFRGS formam núcleo de solidariedade para apoiar comunidades

A cratera apareceu após canos da rede pluvial quebrarem. Assim, a calçada cedeu e passou a oferecer riscos para os pedestres que passavam por lá.

De acordo com a gestora, esse não era o primeiro buraco que se abria na calçada. Entretanto, nas outras vezes, o problema foi resolvido de forma rápida. Nesta última ocorrência, uma equipe do Dmae chegou a ir ao local, mas, segundo Ana, informou que o serviço não poderia ser feito por eles e que ela deveria aguardar um outro grupo de funcionários. 

arquivo pessoal / arquivo pessoal
Em fevereiro, situação era esta

Na publicação de fevereiro, o Dmae explicou que não atendeu a solicitação porque o endereço informado nos protocolos que Ana abriu estariam errados, apontando a Avenida Cristóvão Colombo, que faz esquina com a Rua Germano Peterson Júnior. Entretanto, o órgão garantiu que a manutenção seria feita dentro de 90 dias, e a promessa foi cumprida. 

No dia 22 de março, os funcionários deram início à obra, que se encerrou no dia 27, à noite.

– Aparentemente fizeram um bom trabalho. Agora, espero chover para ver se o problema com a água no subsolo que eu tinha antes não voltará a acontecer.

Reparo estava dentro do cronograma

Sobre o conserto da cratera na Rua Germano Peterson Júnior, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que, na verdade, o serviço de reconstrução da rede pluvial foi feito no dia 23 de março, conforme o cronograma. 

No dia 27, a equipe retornou  ao local somente para realizar a repavimentação da calçada, que foi concluída no mesmo dia.

Produção: Thayná Souza

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias