Notícias



DADOS DO GOVERNO

Coronavírus: com 210 casos por um milhão de habitantes, Porto Alegre não está em emergência

Em coletiva na tarde desta segunda-feira, Ministério da Saúde havia atribuído à cidade situação mais grave do que a atual

13/04/2020 - 21h24min

Atualizada em: 14/04/2020 - 17h50min


Débora Cademartori
Débora Cademartori
Enviar E-mail

Correção: Porto Alegre não está em situação de emergência como dito nesta publicação entre as 18h18min e as 22h44min. O Ministério da Saúde apresentou, durante coletiva de imprensa, às 17h, todas as capitais com incidência com 50% ou mais acima da média nacional como "em emergência", mas, às 22h45min, a pasta alegou ter sido um erro na apresentação dos dados. O texto foi corrigido.

Porto Alegre é a 10ª capital do Brasil com maior índice de casos confirmados de coronavírus. A cidade tem 210 casos a cada 1 milhão de habitantes, enquanto a média nacional é de 111 casos por milhão de habitantes. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Durante apresentação na tarde desta segunda-feira (13), o Ministério da Saúde afirmou que Porto Alegre estava em situação de emergência. De acordo com a avaliação do governo federal, estavam sendo consideradas em emergência capitais que estão 50% acima da incidência nacional, que é de 111 casos por um milhão de habitantes. O secretário-executivo João Gabbardo dos Reis, por volta das 22h45min, corrigiu a informação. Segundo ele, para entrar nessa classificação, seriam necessários outros agravantes, como a falta de leitos. 

— A forma como foi apresentado hoje será corrigida na coletiva amanhã (terça-feira). Foi um erro a forma de apresentação dos dados. Emergência é Manaus, Fortaleza. Não depende só do número de casos — explicou à reportagem. 

O secretário-executivo cita Manaus como exemplo porque há incidência maior de casos e, junto a isso, não há leitos suficientes. Essa situação não se repete em Porto Alegre. A manifestação do secretário veio após pedido da reportagem para detalhar a situação de emergência.

 Acompanhe também os dados atualizados em Porto Alegre, pela Secretaria Municipal da Saúde 

O Rio Grande do Sul tem 58 casos por um milhão de habitantes — Amazonas, por exemplo, que lidera o ranking, tem 303 casos por um milhão de habitantes. 

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, o indicativo pode mudar de um dia para o outro, que não é estático.

 Em relação às outras capitais, a incidência de casos confirmados em Porto Alegre acontece em velocidade menor em relação a semanas anteriores. A capital gaúcha chegou a ser a quinta com maior número de ocorrências da doença, e hoje está em 10º lugar.

 Veja a evolução dos casos no país em site do Ministério da Saúde 

 Veja, no site da Secretaria Estadual da Saúde, a evolução dos casos no RS 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias