Notícias



Seu Problema é Nosso

Em desenhos, crianças transmitem mensagens de esperança

Campanha envolve alunos de escola de Charqueadas que estão em isolamento social em função da pandemia de coronavírus

06/04/2020 - 16h41min

Atualizada em: 06/04/2020 - 16h57min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Giovanna dá o recado: é preciso se cuidar

Em tempos de confinamento em casa, devido à pandemia de coronavírus, alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Flora Luzia Heberle, de Charqueadas, espalham uma mensagem de esperança nas redes sociais com desenhos. A ideia partiu da vice-diretora da escola, Luciane Pires Soares, 49 anos, inspirada no exemplo de crianças italianas.

– Se nós, adultos, já não temos o que fazer, imagine crianças sem a escola? Vemos tantas coisas negativas, pessoas doentes, notícias de mortes, é uma parte ruim de estar em casa. Mas as crianças são sinônimo de esperança – explica. 

LEIA MAIS  
Situação resolvida em São Leopoldo: terreno recebe limpeza no Arroio da Manteiga
Porto Alegre: atividades pela internet ajudam a enfrentar o isolamento social
Em tempos de pandemia, falta de água provoca transtornos em Gravataí

Segundo Luciane, com a intenção de colorir as redes, a frase escolhida para compor o desenho é “Vai ficar tudo bem”. É a mesma usada na ação #juntoscontraovírus, campanha do Grupo RBS. 

– Todos os dias, chegam desenhos para serem publicados na página da escola. Outros colégios começaram a fazer também. É uma forma de ocupar o tempo enquanto as escolas estão fechadas – conta Luciane. 

Criatividade

Na Itália, além de serem compartilhados nas redes sociais, os desenhos também foram pendurados nas janelas como forma de transmitir a mensagem para quem passasse na rua.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
José adorou a atividade

Arco-íris, casinhas, bichinhos e flores foram os símbolos escolhidos pelos alunos como imagens de esperança. A vendedora Ariana Pereira de Azevedo, 30 anos, conta que o filho José Lucas de Azevedo Chimendes, quatro anos, gostou muito:

– Ele adora pintar e de estar em casa pois, desde muito pequeno, frequenta a escola. Para ele, estar em casa é como férias, mas sempre explico que não é. Quando voltar ao normal, vamos ter que nos adaptar de novo, mas o lado positivo é ele gostar de estar perto dos coleguinhas.

A entrevistadora da assistência social Cátia Soares de Lima, 38 anos, relata que a filha Giovanna Soares Silveira Lima, cinco anos, usou quatro folhas de ofício para fazer um desenho grande e que pudesse pendurar na parede. A menina é aluna de outra escola em Charqueadas, a Pio XII, pois já está no pré 2. 

– Quando a vice-diretora Luciane me mandou uma mensagem para participar da campanha, Giovanna ficou muito empolgada! Ela desenhou um trem, um arco-íris e um coração com máscara de proteção. Quis mostrar que o pessoal tem que se cuidar – conta Cátia. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Sofia, três aninhos, desenha o seu recado...
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
... e o mostra, depois de pronto

Para a recepcionista Valéria Castro Alves, mãe de Sofia de Castro Alves Lima, três anos, é preciso ter criatividade para entreter as crianças:

– A cada dia que passa, a gente procura novidades para fazer em casa. Brincamos bastante. Achei legal a ação da escola, e se quiserem mandar mais sugestões para fazer em casa, serão bem-vindas. 

Atividades para pais e filhos

Para diminuir o tédio no tempo livre, muitas pessoas compartilham brincadeiras, atividades e desafios para fazer em grupo nas redes sociais. Os pais podem se utilizar delas para pegar ideias. Confira algumas atividades fáceis, econômicas e divertidas que podem ser feitas durante a quarentena.

/// Cozinhar em família: levar as crianças para a cozinha é uma boa oportunidade de integrá-las às atividades da casa. Os pequenos podem ajudar quebrando ovos para um bolo ou até pondo a mão na massa para fazer biscoitos, pães e pizzas. Preparar uma salada de frutas, por exemplo, pode ser bom para que descubram novos sabores e consumam alimentos saudáveis.

/// Montar acampamento: improvisar um acampamento com cabanas de lençol na sala e almofadas pelo chão pode gerar entretenimento por bastante tempo. Para melhorar a brincadeira, faça um piquenique com toalha colorida, frutas e biscoitos.

/// Cultivar plantas e hortaliças: o confinamento pode ser um bom momento para começar a cultivar uma planta ou um tempero. Crianças adoram mexer com a terra, e ter uma plantinha ensina sobre cuidado, além de ser uma oportunidade de acompanhar o ciclo de vida de um vegetal. Quem mora em apartamento pode montar uma pequena horta na varanda ou na área de serviço, por exemplo.

/// Fazer bolinhas de sabão: uma brincadeira simples que sempre agrada são as bolinhas de sabão. Dá para preparar a mistura em casa, com água e detergente, e confeccionar moldes com arame ou barbante para brincar na varanda, no pátio ou até mesmo na janela. Na internet também há receitas caseiras de slime, massinha de modelar e tinta. São coisas que os pequenos adoram e estimulam a criatividade.

/// Inventar um brinquedo: no universo infantil, qualquer objeto pode se tornar um brinquedo. Papéis, rolos de papel higiênico, retalhos de tecido, garrafas pet, tampas e caixas podem ser reaproveitados e ganhar outro significado nas mãos das crianças, tornando-se um carrinho, um robô ou uma cabana. Estimule.

/// Ouvir histórias: crie um momento do dia para a contação de histórias. Se a leitura em voz alta não for a sua praia, busque no YouTube canais de contadores de histórias e assista com seus filhos. Além dos livros, você pode narrar aventuras da sua própria infância, lembrando de fatos divertidos.

/// Viajar pelo mundo: hoje é possível conhecer museus no mundo inteiro com o auxílio da tecnologia. Basta uma busca rápida na internet para achar dezenas de locais que oferecem visitas virtuais e explorar os acervos gratuitamente sem sair de casa.

/// Chamadas de vídeo: a dimensão social é muito importante para as crianças, que estão acostumadas a conviver com seus pares, seja na escola ou no condomínio. Promova encontros virtuais com colegas e familiares mais próximos sempre que for possível.

/// Jogos e filmes antigos: aproveite o momento para apresentar aos seus filhos filmes, seriados e brincadeiras da sua infância – sempre respeitando a faixa etária, é claro. Jogos como cinco marias, amarelinha e stop são bons para passar o tempo. Lembre-se que, para eles, a vida menos tecnológica é algo incomum e desperta a curiosidade. Mostre vídeos e álbuns de fotografia antigos.

/// Meditação: meditar estimula a respiração de forma correta e a concentração. E dá para começar com pequenas doses. Proponha ao seu filho ficar em silêncio por um minuto prestando atenção aos barulhos externos, e depois converse sobre o que ele ouviu. Outra forma é pedir para que a criança faça algumas respirações profundas para perceber a vibração do próprio coração.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias