Notícias



Região Metropolitana

Orla da cidade de Guaíba é isolada por fitas e circulação será proibida neste final de semana

Medida foi tomada após aglomerações dos últimos sábado e domingo

24/04/2020 - 22h29min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail

Principal ponto de lazer no município, a orla de Guaíba, na Região Metropolitana, teve parte de sua área interditada para circulação neste final de semana, 25 e 26 de abril. A decisão da prefeitura municipal foi tomada após haver aglomeração de pessoas no sábado (18) e domingo (19) passados. Brinquedos, aparelhos de ginástica, parquinho infantil e acesso ao gramado foram isolados por uma fita zebrada nas cores preto e amarelo. Ao todo, 1,5 quilômetro da área ribeirinha deixa de ser frequentada.

Leia mais
Lojistas do Pop Center usam internet para manter vendas
Vereadores de Porto Alegre aprovam isenção na tarifa de água para usuários de baixa renda

O trapiche de madeira, com bancos para descanso, recebeu uma barreira para evitar visitantes. De acordo com o secretário-geral de Governo de Guaíba, Rodrigo Pedroso, o espaço será fiscalizado por cerca de 30 servidores entre esta sexta-feira (24) e domingo. Com foco orientativo, os fiscais estiveram na orla nos últimos dias.

— Mais de 90% aceitaram bem e concordaram. Alguns pediram para ultrapassar a faixa, mas explicamos que, se aquela família fizesse, outras também teriam o direito, e poderia prejudicar o todo — justificou Pedroso.

O letreiro “Eu Amo Guaíba” ganhou uma máscara branca sobre o coração vermelho, símbolo instalado entre as palavras. Algumas pessoas foram vistas fotografando o ponto turístico a distância, sem invadir o espaço delimitado, na manhã desta sexta-feira (24). A circulação no calçadão, local onde a prática é permitida, era constante, mas sem superlotação. De bicicleta ou a pé, moradores aproveitaram sol, céu limpo e calor moderado. 

— O pessoal usa muito essa placa pra tirar foto. Chega um, outro e outro. Quem tem bom senso não invade — reforça o encarregado florestal Deroci Saraiva, 41 anos, caminhando na calçada na região central.

O carpinteiro aposentado Osmar Correa, 75 anos, concorda com a medida do município:

— É um sinal bem claro, daqui pra lá não pode, acho bom. 

Pela força do vento ou por vandalismo, o cordão de isolamento foi rompido em alguns trechos. A prefeitura afirma que haverá substituição ainda hoje. Não estão previstas punições para quem descumprir o isolamento.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias