Notícias



Porto Alegre

Restinga passa a contar com restaurante popular que oferece 100 almoços por dia

Para evitar aglomerações no local, as refeições serão entregues apenas em marmitas

20/04/2020 - 20h24min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Comida é colocada em quentinhas, para evitar que usuários fiquem aglomerados no local

Mais comida vai chegar ao prato de quem precisa em Porto Alegre. Agora, o extremo sul da cidade também está contemplado pelo projeto Prato Alegre – marca criada em substituição ao antigo Restaurante Popular, que teve sua última unidade da Capital fechada em maio do ano passado. 

O novo estabelecimento foi inaugurado nesta segunda-feira (20), na Estrada Chácara do Banco, no bairro Restinga. Quem vai gerir o local é o Centro Social Padre Pedro Leonardi, organização da igreja católica e sob tutela da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O restaurante atende de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, e oferece 100 refeições diárias no almoço. Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, a administração pública resolveu dar início às atividades no local. Entretanto, no primeiro momento, serão apenas entregues marmitas, sem a permanência dos frequentadores no local. Assim, evitam-se as aglomerações, como recomendam as autoridades de saúde. Para ter direito à refeição, é preciso ser cadastrado, o que pode ser feito no próprio local.

O bandejão aberto na Tinga é o terceiro na fase de remodelação da distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com o fechamento do Restaurante Popular no ano passado, a prefeitura mudou o modelo de funcionamento: ao invés de terceirização, adotou o termo parceirização, que tem como base outra lei federal. A diferença é que quem assume a gestão, nestes casos, são entidades civis sem fins lucrativos. 

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Comida para quem precisa

Atendimento

Entre maio e o fim do ano passado, os moradores de rua foram atendidos provisoriamente no Ginásio Tesourinha, por meio de uma parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (ADRA). Neste período, a prefeitura lançou os chamamentos públicos para conseguir parcerias que administrassem os locais onde deveriam funcionar os novos restaurantes. 

A promessa do município era que os restaurantes fossem espalhados pela cidade. No final de dezembro, abriram as primeiras duas unidades do Prato Alegre: uma no bairro Floresta, perto do antigo Restaurante Popular, e outra na Vila Cruzeiro.

Leia também
Restaurantes populares de Porto Alegre passam a oferecer  refeições em marmitas
A rotina da escola, agora, é em casa
Manoel Soares: "Quando ficamos em casa, deixamos de ser possíveis transmissores do corona"

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdse), Itacir Flores, é importante poder oferecer o atendimento no local mesmo neste momento de pandemia: 

– As pessoas que realmente necessitam podem ter assegurada uma refeição balanceada, que supre as necessidades básicas de nutrientes diários.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Restaurante funciona em igreja da Tinga

Quarta unidade prevista para maio

No projeto inicial, seriam dois restaurantes populares na região central, dois na Zona Sul, um na Zona Leste e outro na Zona Norte. Como o espaço no centro é amplo, o local comportará toda a demanda. 

Além da Restinga e da região central, a Vila Cruzeiro também possui um bandejão em funcionamento. Agora, o objetivo é inaugurar um estabelecimento no bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste. Depois disso, só a Zona Norte ainda ficará sem um local, o que não impede o deslocamento de pessoas daquele região até os restaurantes da região central. 

– Em 4 de maio abriremos o da Lomba do Pinheiro, beneficiando mais uma região da cidade – promete Itacir.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias