Notícias



Seu Problema é Nosso

Situação resolvida em São Leopoldo: terreno, enfim, recebe limpeza no Arroio da Manteiga

Moradora pedia providências à prefeitura desde o início do ano para limpar local que vem sendo usado, há anos, pela vizinhança, como um lixão irregular

03/04/2020 - 10h46min

Atualizada em: 03/04/2020 - 10h47min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Local recebeu visita da prefeitura

Prometida desde janeiro, a tão esperada limpeza no terreno baldio da Rua Tenente Carlos Lemos Bastos, próximo ao número 376, no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo, aconteceu. No dia 30 de março, uma equipe da prefeitura foi ao local e retirou os entulhos, que se acumulavam havia mais de três meses, causando transtornos à vizinhança.

O terreno fazia parte de um condomínio residencial onde mora a recepcionista Karen Rosa Pereira, 31 anos. Porém, há quatro anos, foi cedido à prefeitura com a condição de que fosse limpo periodicamente. Porém, não é o que tem ocorrido, diz Karen. Ela conta que a rua possui muitos problemas, mas que o lixo jogado no lote era o que mais incomodava.

– Eu não sei quando as pessoas vão entender que aquilo ali não é um lixão. O que me deixa mais chateada é saber que tem um ecoponto perto daqui – conta ela.

LEIA MAIS  
Plantas tóxicas: será que você tem uma em casa? Veja cuidados necessários com elas
Porto Alegre: atividades pela internet ajudam a enfrentar o isolamento social
Em tempos de pandemia, falta de água provoca transtornos em Gravataí

Problemas envolvendo o lote já foram mostrados pelo Diário Gaúcho quatro vezes desde 2018. Só neste ano, foram duas. Na primeira, em 23 de janeiro, o DG mostrou a indignação dos moradores com o estado do terreno. Além da quantidade de entulho jogada, o mato alto incomodava os vizinhos, já que havia se tornado lar para animais como baratas, aranhas e ratos. Ainda nessa matéria, a prefeitura garantiu que faria a manutenção no local em alguns dias.

A segunda edição, porém, mostrou que, até 27 de fevereiro, a prefeitura ainda não tinha cumprido o cronograma de limpeza. O agravante neste caso foi o fato de que o entulho costumava ser queimado em meio ao matagal. Com isso, havia chances de o fogo sair do controle e atingir as casas ao redor. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
No início do ano, local estava cheio de entulho

Na segunda-feira, após mais de dois meses aguardando a manutenção por parte da prefeitura, de acordo com Karen, uma equipe foi até o terreno para realizar a limpeza. Entretanto, a recepcionista explica que, assim como nas outras vezes, não foi uma resolução definitiva:

– Eles só tiraram o lixo, o matagal continua alto, principalmente onde deveria ser uma calçada.

Ela também explica que, na verdade, apenas os entulhos foram retirados, mas ainda há poucos resíduos no local. Porém, garante que o serviço realizado já foi um alívio.

Corte do mato está no cronograma

A Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) confirma a manutenção e informa que mais de seis caminhões cheios de lixo saíram do terreno. Questionada sobre o matagal, a Semurb explicou que são equipes diferentes para os trabalhos de limpeza e roçada. Por conta da pandemia, não operaram em conjunto, mas garante que a ação está no cronograma para ocorrer em abril.

A secretaria informou ainda que segue garantindo a limpeza dos espaços públicos da cidade, mesmo em época de quarentena, evitando, assim, a proliferação de outras doenças. Orienta, também, que as pessoas contribuam com o bem da cidade, utilizando os ecopontos (veja endereços abaixo) para dar destino correto aos resíduos.

Ecopontos

Confira onde deve ser deixado o entulho em São Leopoldo:

/// Bairro Scharlau: Avenida Leopoldo Albino Scherer, 430. De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min, e nos sábados, das 7h30min às 16h30min.

/// Bairro Feitoria: Avenida Feitoria, próximo à Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo. De segunda a sábado, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

/// Bairro Duque de Caxias: Rua Nereu Ramos esquina com a rua Porto Velho. De segunda a sábado, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Produção: Thayná Souza

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias