Biscoito de queijo da Marluce: saiba como preparar a receita mineira - Notícias

Versão mobile

 
 

Receita do Leitor27/05/2020 | 10h58

Biscoito de queijo da Marluce: saiba como preparar a receita mineira

Com polvilho e queijo na composição, a massa pode render até 70 biscoitinhos

Biscoito de queijo da Marluce: saiba como preparar a receita mineira Caroline Tidra/Agencia RBS
Receita rende super bem Foto: Caroline Tidra / Agencia RBS

Um biscoitinho que cai bem junto de um café. A dona de casa Marluce Vieira Matos, 56 anos, moradora de Osório desde 2007, ensina o passo a passo do biscoito de polvilho com queijo ou, apenas, biscoito de queijo. Marluce é mineira, e o sabor da receita traz memórias afetivas de quando morava em Minas Gerais. Ela aprendeu a receita com uma amiga, na cidade de Contagem. 

LEIA MAIS
Bolo de milho da Josi: aprenda receita prática e barata, que pode ser até fonte de renda
Saiba preparar o bolinho de batata-doce recheado da Mônica: delícia saudável para crianças e adultos
Torta de legumes da Terezinha: opção prática e gostosa, com o que tem na geladeira

– Faço essa receita há uns 15 anos, e toda a família adora. Eu preparo para minhas irmãs, quando vêm me visitar. Mesmo elas morando em Minas, gostam da minha receita. Nunca vi alguém fazer biscoitos parecidos por aqui, no Sul – conta a dona de casa. 

O biscoitinho é assado e não demanda muito tempo. Um detalhe no preparo é que Marluce usa como medidor um copo de requeijão ou uma xícara de 200ml, aproximadamente. 

– Como a massa rende bastante, dá para assar metade dos biscoitos e guardar o restante na geladeira ou até congelar para fazer mais em outra hora. Aí, dá para oferecer para visitas um biscoito novinho e quentinho – explica Marluce.

 MEU SEGREDINHO
– Eu sempre guardo o rolo de plástico filme na geladeira. Assim, fica bem mais fácil de abrir o plástico e colocar por cima de um alimento. Não fica grudando nas mãos.

BISCOITO DE QUEIJO

receita do leitor , biscoito , mineiro , biscoito de polvilho com queijo , marluce vieira matos, osório<!-- NICAID(14507854) -->
Foto: Caroline Tidra / Agencia RBS

INGREDIENTES
✔ 600ml de leite
✔ 200ml de óleo
✔ 4 ovos
✔ 350g de queijo mussarela ralado
✔ 250g de farinha de milho (medida de 2 copos de requeijão)
✔ 1kg de polvilho azedo
✔ 1 colher (sopa) de sal

MODO DE PREPARO

/// Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, a farinha de milho, o sal e o leite. Bata até que a mistura fique homogênea. 

receita do leitor , biscoito , mineiro , biscoito de polvilho com queijo , marluce vieira matos, osório<!-- NICAID(14507855) -->
Foto: Caroline Tidra / Agencia RBS

/// Despeje o líquido dentro de um recipiente e acrescente polvilho aos poucos. A massa tem que ficar firme, mas não dura, e tem que grudar um pouco nos dedos. 

/// Adicione o queijo na massa e misture bem, com as mãos. 

receita do leitor , biscoito , mineiro , biscoito de polvilho com queijo , marluce vieira matos, osório<!-- NICAID(14507859) -->
Foto: Caroline Tidra / Agencia RBS

/// Molde os biscoitos no formato de sua preferência, mas não muito grandes. Leve ao forno preaquecido a 200°C e asse por cerca de 20 minutos ou até dourar. 

RENDIMENTO: 70 biscoitos
TEMPO DE PREPARO:
1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA! /// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.   /// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.   /// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros