Notícias



Região Metropolitana 

Em Alvorada, 63 ruas devem receber asfalto até abril de 2021

Prefeitura do município lançou edital para pavimentação completa das vias. 

28/05/2020 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Avenida Vista Alegre será uma das beneficiadas

O excesso de ruas esburacadas, um dos problemas que mais aflige os moradores de Alvorada, deve ser amenizado nos próximos meses. Uma licitação aberta pela prefeitura recentemente enumera 63 vias públicas da cidade que serão contempladas com pavimentação completa, que inclui o asfaltamento, as calçadas e a rede pluvial. 

Estas 63 vias vão se somar a outras 34 cuja reforma foi iniciada no segundo semestre de 2019. Destas, atualmente, 23 já estão com asfalto concluído e outras 11 com obras em andamento.

Leia mais
Das 11 linhas do transporte municipal de Alvorada, apenas quatro estão em operação
Professores de Alvorada mobilizam voluntários para produzir e doar máscaras
Mais da metade dos contribuintes de Alvorada não pagou o IPTU 2019

Segundo o Executivo, os envelopes com as propostas de empresas interessadas na obra serão abertos no próximo dia 16 de junho. Depois da abertura, correm os trâmites legais, que vão desde a assinatura do contrato até a publicação da ordem de início das obras – o que deve levar cerca de dois meses. 

Findada esta etapa, a expectativa da prefeitura é de que as obras se estendam por até oito meses. Assim, todas 63 vias devem estar prontas até abril de 2021. O valor total previsto para o investimento é de R$ 20.658.844,87.

Nesta nova empreitada, serão contemplados 19 bairros do município da Região Metropolitana: Agritter, Aparecida, Bela Vista, Caxambu, Formosa, Intersul, Jardim Porto Alegre, Maria Regina, Maringá, Nova Americana, Nova Petrópolis, Piratini, São Caetano, São Lourenço, São Pedro, Tijuca, Umbu, Vila Maria e 11 de Abril. 

Alguns destes, bem conhecidos e populosos. O Umbu, por exemplo, deve receber pavimentação nova na Avenida Vista Alegre, a principal do bairro. Quem mora ou já passou pelo local, sabe como o aspecto da via é bem combalido. Buracos onde ainda há asfalto e poeira nos trechos onde só há terra batida são o retrato da via. 

O incômodo por estes problemas é tanto, que a aposentada Vera Regina Saldanha Sobrinho, 64 anos, colocou sua casa a venda. Moradora do Umbu há 24 anos, ela diz que adora a região e a vizinhança. Porém, com problemas alérgicos e lúpus, sofre com o pó que levanta a cada veículo que passa na frente de casa. Informada sobre a promessa de que a rua será asfaltada, Vera nem acreditou:

– Nossa, eu até mudaria de ideia, desistiria de vender a casa. A poeira é a única coisa que me motivou a querer me mudar. Tomara que arrumem mesmo e que não seja só politicagem.

Piratini de cara nova

Lauro Alves / Agencia RBS
Avenida Piratini foi remodelada

Entre os trabalhos que foram iniciados no último ano, está a Avenida Piratini, principal via do bairro de mesmo nome. 

Com duas mãos, divididas por um canteiro central, o local tinha um problema na pavimentação no trecho que foi revitalizado. Numa das pistas, só havia terra, no outro lado, um asfalto já desgastado pela passagem do tempo. 

Agora, com os reparos concluídos, a situação ficou diferente. Pista novinha, com sinalizações para pedestres, calçadas e rede pluvial, tudo nos trinques. 

Leia mais notícias sobre Alvorada

Conforme a prefeitura de Alvorada, as 11 vias que ainda seguem com obras devem ter suas revitalizações concluídas até o final deste ano. 

O prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, ressalta a importância das obras para a cidade:

– É o sonho de todo morador ver a rua em que reside com condições melhores. E isso vem se concretizando, pois, depois de muita luta, temos conseguido viabilizar recursos financeiros para estas obras tão esperadas.

Vias contempladas pelo novo edital

- Agritter: Rua Coelho Neto

- Aparecida: ruas Cedônio Goulart, Aloisio Brixner e Mario de Deus

- Bela Vista: avenidas Presidente Getúlio Vargas e Frederico Dihl

- Caxambu: ruas Hípica, Saldanha Marinho, Alaídes Garcia, Iraí, Francisco Pacheco, Henrique Figueiró, Mario Quintana e Pernambuco

- Formosa: Rua Tapejara

- Intersul: ruas Alexandre Gusmão, Alexandre Herculano, Domício da Gama e Lajeado

- Jardim Porto Alegre: Rua Joaquim Nabuco

- Maria Regina: Rua Dona Leopoldina

- Maringá: Rua Tobias Barreto

- Nova Americana: ruas J, 19 de Dezembro, PP9, PP10, PP11, PP12, H, PP13, PP14, PP15, PP16, PP17, PP19, Chico Mendes

- Nova Petrópolis: ruas D e F

- Piratini: avenidas Olegário e Piratini (mais um trecho), ruas Santiago Dantas, Infante Dom Henrique e Mena Barreto

- São Caetano: Rua São Caetano

- São Lourenço: Rua João Lopes Feijó

- São Pedro: ruas Bastian, Martinho Lutero e Travessa Vasconcelos

- Tijuca: Rua Mauricio Cardoso

- Umbu: avenidas A e Vista Alegre, ruas Biriri, Operário, Pioneiro (101), dos Gaúchos, Iguaçu (102), Doze de Julho (103), 18 de Julho, Guerreiro e Querência

- Vila Maria: Rua Amapá

- 11 de Abril: ruas Bandeira e Passo da Figueira



MAIS SOBRE

Últimas Notícias