Notícias



Seu Problema é Nosso

Em Canoas, vizinhança de rua do bairro Niterói fará drive-thru solidário neste domingo 

Ação pede que motoristas passem pelo local, na Rua Sapucaia, e entreguem doações de roupas, alimentos não-perecíveis e cobertores 

22/05/2020 - 11h41min

Atualizada em: 22/05/2020 - 11h43min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Vizinhos desenvolvem ações sociais há cerca de três anos

Foi pensando em quem deseja fazer a diferença neste período, mas não sabe de que forma pode ajudar, que a vizinhança da Rua Sapucaia, no bairro Niterói, em Canoas, decidiu agir. Inspirados no sistema de compras popularmente conhecido como drive-thru – que permite ao cliente comprar produtos sem sair do carro –, os “Amigos da Rua Sapucaia” resolveram inverter a lógica do mecanismo: em vez de parar o veículo e retirar a compra, no “drive-thru do amor ao próximo” – como foi batizado –, o motorista é convidado a, também sem sair do carro, entregar uma doação para o projeto. 

LEIA MAIS
Desenhos de menino autista viram canecas que, com a venda, ajudam família a enfrentar a crise
Sociedade espírita de Gravataí pede doações de leite e outros alimentos para seguir ajudando quem precisa
Na Vila Funil, sem futebol, time marca golaço de empatia e amor ao próximo

A primeira edição está marcada para domingo (24), em frente ao número 419 da Rua Sapucaia. Das 9h às 18h, uma equipe de voluntários estará posicionada para receber os donativos desejados: alimentos não perecíveis, cobertores e roupas de inverno. Segundo a idealizadora, a estudante de Enfermagem Fabiane Bernardino, 42 anos, a iniciativa é uma forma de manter as ações solidárias já praticadas pelos Amigos da Rua Sapucaia, mas sem interferir nas orientações de distanciamento social.

– A gente sempre está envolvido nessas ações e, agora, não poder ir para a rua ajudar, não poder ter esse contato, está sendo bem difícil. As pessoas vinham nos pedir ajuda, porque tem muita gente necessitada, mas ficamos de mãos atadas porque também não podemos sair em busca de doação. Aí surgiu a ideia de as pessoas trazerem essas doações para nós, de carro, com toda a segurança. Ninguém vai precisar descer do veículo, porque já estaremos esperando ali para receber – explica Fabiane. 

Expectativa

Os alimentos e roupas que forem arrecadados na ação serão repassados a famílias e instituições já atendidas pelo projeto. Já os cobertores – cuja meta de arrecadação é de 400 unidades –, serão encaminhados a outro projeto parceiro, o Anjos do Bem, de Gravataí. Para quem contribuir, será oferecido como “mimo” uma máscara de tecido reutilizável – uma forma de agradecer e incentivar a solidariedade neste momento em que, na visão da idealizadora, a necessidade aumentou. 

– Tem muita gente que perdeu o emprego e está dependendo dos R$ 600 (do Auxílio Emergencial), que não saem de jeito nenhum. Então, toda a ajuda nesse momento é muito bem-vinda. Se para a gente, que tem de onde tirar, já está difícil, imagina para quem não tem e precisa pagar aluguel, água, luz e comida – comenta Fabiane, que também teve a renda afetada pela pandemia.  

Movimento solidário existe há três anos

O que difere a Rua Sapucaia das demais vias do bairro Niterói é a solidariedade que se espalha ao longo de suas três quadras. Há cerca de três anos, a vizinhança decidiu se unir para ajudar quem precisa. O pontapé inicial foi dado por Fabiane, que tinha o desejo de seguir os passos do pai – falecido há 21 anos –, que, em vida, organizava festas de Natal comunitárias. 

As atividades do grupo Amigos da Rua Sapucaia começaram com celebrações natalinas, mas as ações se expandiram. Hoje, os vizinhos também realizam arrecadação de donativos diversos, visita a lares de idosos e outras instituições e, este ano, estavam prontos para estrear o projeto Debute dos Sonhos – uma festa de 15 anos beneficente para duas meninas de famílias de baixa renda. Mas a festança foi adiada em razão da pandemia.

Como participar

/// Dirija-se, de carro, até a Rua Sapucaia, no bairro Niterói, em Canoas. O ponto de arrecadação das doações fica no número 419 da via.

/// A ação ocorre neste domingo, dia 24, das 9h às 18h. 

/// São aceitas doações de alimentos não perecíveis, cobertores e roupas em bom estado de conservação.

Produção: Camila Bengo

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias