Notícias



Seu Problema é Nosso

Na Lomba do Pinheiro, ligação de água é feita após 128 dias

Moradora da zona leste de Porto Alegre celebra a resolução de sua demanda 

11/05/2020 - 11h26min


arquivo pessoal / arquivo pessoal
Instalação no terreno de Eneida

Após quatro meses de espera, a cuidadora desempregada Eneida Maria dos Santos, 56 anos, teve, finalmente, a água encanada instalada em sua casa, na Rua Adão Preto, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Desde o dia 9 de janeiro deste ano, ela estava solicitando a instalação por parte do Departamento de Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Ela, que mora nos fundos da casa do seu ex-marido, precisava contar com ele para encher baldes de água e utilizar na cozinha e na limpeza do seu lar.

– Era um inferno. Eu já estava começando a pensar em ir na Justiça, porque eu estava cansada de tentar conversar e resolver numa boa e eles não fazerem nada – desabafa Eneida. 

LEIA MAIS   
Elisete, de Cachoeirinha, segue na luta por consulta com especialista em urologia
Em Charqueadas, solidariedade toma a forma de colchas de retalhos
Iniciativa em São Leopoldo combate a fome de comida e de afeto 

Contudo, na manhã de quarta-feira, dia 6 de maio, uma equipe do Dmae foi até o local e fez a ligação do encanamento.

Eneida se diz aliviada com a nova conquista: 

– Eu estou muito feliz. Vou conseguir limpar a casa e tomar um banho decente agora. Isso é muito bom.

Buraco

No dia 9 de abril deste ano, o drama de Eneida foi retratado pelo DG. Naquela edição, o Dmae deu o retorno de que não poderia fazer a instalação, porque a moradora não teria realizado os procedimentos corretos que a equipe orientou. No dia 24 de abril, de acordo com Eneida, funcionários do Dmae voltaram ao local e começaram a obra, que parecia ser o início da solução, porém, só trouxe mais transtornos. 

arquivo pessoal / arquivo pessoal
Buraco foi aberto na frente da casa vizinha

A cuidadora desempregada percebeu que havia algo estranho, pois, em vez de abrir o buraco na frente da sua casa, abriram na frente da casa vizinha, onde mora a autônoma Marta Izoldi Lang Nunes, 20 anos. Marta diz que constatou a presença de equipe cavando buracos no chão, mas achou que fosse o conserto de algum vazamento que havia na rua:

– Do nada, eles chegaram e começaram a abrir o buraco. Ninguém nos perguntou nada, só cavaram.

De acordo com Eneida, os funcionários perceberam o erro e disseram que voltariam na semana seguinte para resolver a situação. Porém, voltaram quase três semanas depois.

Agora, com a instalação externa feita, Eneida aguarda a colocação do relógio hidráulico.

Dmae explica demora em conserto

Segundo o Dmae, para realizar uma nova ligação de água, são necessários procedimentos e etapas de responsabilidade do solicitante. O órgão também explica que prazo para execução de uma ligação nova é de até 30 dias após a liberação da vistoria e codificação do ramal. 

Questionado, o Dmae afirmou que, no caso do pedido de Eneida, as vistorias foram feitas e, em 27 de janeiro, a equipe orientou-a sobre a necessidade de preparar a espera da ligação, com retorno marcado para dali a sete dias. No dia marcado, a equipe retornou, mas a espera da ligação não estava pronta.

Após 25 dias, ainda de acordo com o departamento, a moradora informou que a espera estava pronta e o procedimento foi retomado, sendo possível programar a execução da ligação, que foi realizada na quarta-feira dia 6. Antes de realizar a ligação, foi necessário realizar procedimentos técnicos como a sondagem da rede, por isso foi necessário abrir o buraco em outro lugar.

Produção: Thayná Souza

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   





MAIS SOBRE

Últimas Notícias