Notícias



Solidariedade

Na primeira hora, doações lotam baú de arrecadação da campanha do agasalho de Porto Alegre

Roupas permanecerão por 14 dias em isolamento antes de serem distribuídas

08/05/2020 - 20h26min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Local para recolhimento será itinerante

Logo nos primeiros minutos, a Campanha do Agasalho de Porto Alegre deu sinais de que não terá a arrecadação comprometida pela pandemia de coronavírus. Iniciada às 11h desta sexta-feira (8), a entrega das roupas preencheu o baú instalado no Largo Glênio Peres, ao lado da Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico. As centenas de peças entregues foram recolhidas e levadas a um prédio no bairro Petrópolis, onde serão mantidas por 14 dias, em uma área arejada e ensolarada.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

– Precisamos, principalmente, de roupas limpas neste ano de pandemia - reforça o Secretário do Desenvolvimento Social e Esporte da Capital, Itacir Flores.

Ao lado da tenda que cobre o ponto de coleta, cartazes identificam a campanha: “Suas roupas já podem sair da quarentena”, “Deixa elas irem pra rua abraçar alguém” e “Tire suas roupas do isolamento”.

Neste ano, para quem chegar de carro, as doações serão retiradas do porta-malas sem o motorista precisar descer do automóvel.

Com um sorriso, Izabel Velho, 60 anos, entregou cinco sacolas grandes repletas de roupas e cobertores. A limpeza ficou a cargo dos filhos.

– Coloquei todo mundo pra trabalhar. Tinha um quarto cheio, só esperando para trazer aqui – explica.

Leia também
Menino de 12 anos arrecada alimentos em Cachoeirinha e distribui para famílias afetadas pela crise
Projeto que oferece aulas em vídeo ajuda idosos de Canoas a se movimentarem durante o isolamento social
Fundação Thiago Gonzaga lança campanha para aumentar segurança de motoboys e entregadores na pandemia de coronavírus

O drive-thru será itinerante, instalado uma vez por semana, entre 11h e 16h. Os pontos de coleta serão informados nos próximos dias.

Ex-fumante, o metalúrgico aposentado Luiz Fraga da Silva, 72 anos, doou todas as peças que deixaram de servir após largar o tabaco. Sem o cigarro, ele diz ter engordado 30 quilos em dois meses.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Doações serão retiradas do porta-malas sem o motorista precisar descer do automóvel

– Tá tudo lavadinho - reforçou, antes de entregar a sacola com camisas sociais de manga comprida no caixote.

O prefeito Nelson Marchezan e a primeira-dama, Tainá Vidal, participaram do recolhimento dos donativos que chegavam a todo instante. Segundo Tainá, já há 15 mil peças na área de isolamento, montante arrecadado em uma pré-campanha – a contagem final do volume arrecadado só será feita após a "quarentena dos agasalhos".

Ao todo, serão beneficiadas 142 organizações cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), além de albergues, Centros Pop, pessoas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Dia do Idoso (CDI) e Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips), povos indígenas e quilombolas.

A campanha vai até o dia 3 de julho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias