Notícias



Tecnologia contra o vírus

Para medir índices de distanciamento social, Porto Alegre vai monitorar movimentação de 540 mil celulares

Sistema divide cidade em raios de 450 metros para verificar circulação dos telefones

18/05/2020 - 08h55min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Desde sexta-feira (15), a prefeitura de Porto Alegre conta com uma nova ferramenta para medir a eficiência das medidas de distanciamento social na capital gaúcha. Cerca de 540 mil celulares da Capital terão sua movimentação pela cidade monitorada. O objetivo é aprimorar as medidas do poder público contra o coronavírus, freando a velocidade de contágio.

A iniciativa ocorre por meio de uma parceria sem custos com a empresa de tecnologia InLoco, detentora exclusiva de uma tecnologia de geolocalização certificada pela Associação Brasileira das Empresas de Software. A prefeitura afirma que os dados são anônimos: terão uso meramente estatístico e quantitativo, com proteção das garantias e dos direitos fundamentais de privacidade dos usuários de telefonia.

O sistema divide o mapa de Porto Alegre em centenas de pequenos núcleos com raio de 450 metros cada um. A partir daí, verifica, com base nos sinais dos celulares, quantos deles transitam de um núcleo para outro a cada dia, e assim calcula a estimativa de movimentação de pessoas pela cidade. Desta forma, conforme o diretor de Estrutura e Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Fabiano Monaiar, é possível projetar o nível de isolamento em todas as zonas da cidade e planejar ações direcionadas a bairros específicos.

Segundo o prefeito Nelson Marchezan, com a compreensão mais detalhada dos deslocamentos em diferentes regiões da Capital, poderão ser adotadas “medidas mais precisas em resposta ao comportamento dos porto-alegrenses e à progressão epidemiológica", diz Marchezan. O acordo com a InLoco terá validade de três meses, mas poderá ser prorrogado até o final do ano, dependendo do comportamento epidemiológico da covid-19 em Porto Alegre.

Conforme dados da sexta-feira (15) da Secretaria Estadual de Saúde, Porto Alegre contabilizava 597 casos confirmados de covid-19.

Receba duas vezes por dia um boletim com o resumo das últimas notícias da covid-19. Para receber o conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar neste link.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias