Notícias



Áreas públicas

Plano de distanciamento do RS prevê uso obrigatório de máscara 

Medida foi anunciada na tarde deste sábado pelo governador Eduardo Leite

11/05/2020 - 08h04min

Atualizada em: 11/05/2020 - 08h04min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail
ODD ANDERSEN / AFP

O plano de distanciamento controlado detalhado pelo governador Eduardo Leite na tarde deste sábado (9) prevê o uso obrigatório de máscara em todo o Rio Grande do Sul em áreas públicas e em ambientes fechados nos quais haja aglomeração ou grupos de pessoas. 

A medida deverá passar a vigorar após a publicação do decreto que estabelece todas as regras de funcionamento da nova estratégia gaúcha contra a pandemia de covid-19. A expectativa é de que as normas passem a valer a partir de segunda-feira (11). 

A nova exigência chegou a causar confusão de interpretação ao longo do final de semana, pois depois de anunciá-la, o governador chegou a escrever nas redes sociais que a obrigatoriedade era apenas para "ambientes fechados coletivos".

Mas na manhã de domingo (10), a assessoria confirmou que a medida vale para quem estiver nas ruas e locais fechados, em todo o Estado.

— Tomamos essa medida porque quem usa a máscara protege a si e aos outros — justificou o governador. 

Leite reconheceu, durante transmissão ao vivo realizada pela página do governo estadual no Facebook, que não será fácil fiscalizar o cumprimento dessa obrigatoriedade. Por isso, disse contar  com o apoio das prefeituras e da própria sociedade para torná-la efetiva. 

— Para que possamos reduzir a disseminação do vírus, Estado e prefeituras vão fazer a fiscalização, mas é difícil. Por isso, contamos com a sociedade com algo que ajuda sensivelmente para o vírus não se dispersar. Cabe às pessoas cobrar os outros (o uso da máscara), porque é uma forma de proteger a saúde de todos. 

O governador não especificou, até o momento, a que punições ficaria sujeito quem descumprir a nova norma de prevenção.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias