Notícias



Desativadas na semana passada

Seis linhas de ônibus voltam a operar após serem assumidas pela Carris nesta segunda

Segundo a ATP, suspensão dos itinerários aconteceu devido à baixa procura

04/05/2020 - 20h46min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail

Seis linhas de ônibus que foram desativadas na última semana, devido à baixa procura, foram assumidas pela Carris, em Porto Alegre. A empresa pública da Capital passa atender, a partir das 20h desta segunda-feira (4), as linhas 282 (Cruzeiro do Sul), 260 (Rincão via Oscar Pereira) e 267 (Lami). Os itinerários eram atendidos pelo consórcio Viva Sul. 

— Se a situação continuar como está, a Carris ou a prefeitura de Porto Alegre precisarão entrar em ação. Desde março, as empresas de ônibus acumulam R$ 45 milhões em prejuízo — alertou Antônio Augusto Lovatto, engenheiro de Transporte da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), que representa o consórcio de empresas Viva Sul.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Desde o último domingo (26), essas linhas não estavam circulando. No dia 1º de maio, os itinerários M10 (Restinga Nova Via Velha Noturna), M68 (Noturna Belém Novo) e M70, que passam pela Vila Cruzeiro, pelo Hospital Divina Providência e pelo Lami também voltaram a circular durante à noite.

Segundo a prefeitura, a queda no número de passageiros é de 72% e a redução da operação em circulação, de 60%. O governo municipal também informa que outras alterações em linhas consideradas essenciais poderão ocorrer, mas serão informadas pelos canais oficiais.

A Carris não soube informar qual a capacidade de absorção desses modais por parte da companhia. A assessoria de imprensa afirmou que a empresa enfrenta situação semelhante das demais, com funcionários no grupo de risco ou em teletrabalho.  

Leia também
Com queda de 75% de passageiros, empresas de transporte metropolitano pedem ajuda para seguir operando
Trensurb perdeu 3,6 milhões de passageiros em 2019


MAIS SOBRE

Últimas Notícias