Retomada
Sine reabre atendimento nesta segunda-feira em agências da Capital e no Interior
São 127 unidades estaduais que retomam atendimento presencial. Em Porto Alegre, Sine municipal voltou a atender sem necessidade de agendamento
Fechadas para atendimento presencial desde 23 de março, as agências FGTAS/Sine reabriram nesta segunda-feira (11) para atendimento ao público, das 8h às 14h. Das 131 agências no Rio Grande do Sul, 127 voltaram a atender. Continuarão fechadas Gravataí, Azenha e TudoFácil Centro e Zona Sul, em Porto Alegre. Nessas unidades, será mantido o teletrabalho.
Em Porto Alegre, os atendimentos são realizados exclusivamente nas Agências FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31) e Zona Norte (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).
Para evitar a grande concentração de pessoas e o consequente risco de contaminação pelo coronavírus, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) orienta que a população busque atendimento somente em caso de dificuldades nos canais virtuais. A prioridade será o serviço de encaminhamento do benefício do seguro-desemprego. Será obrigatório o uso de máscaras e a distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente. Será permitida a entrada e a permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível no ambiente.
Como há número reduzido de servidores nas agências, o atendimento preferencial será para aqueles por agendamento telefônico. O FGTAS reforça que não há capacidade pata atender todos que estarão nas filas.
Filas na unidade municipal
Em Porto Alegre, a unidade Municipal do Sine, na Avenida Sepúlveda esquina com Avenida Mauá, voltou a atender sem necessidade de agendamento, o que gerou grande fila no começo da manhã desta segunda. Segundo a prefeitura, 90% das pessoas que procuraram o Sine hoje era para encaminhamento do seguro desemprego. O atendimento no local é feito das 8h às 17h. Na unidade, é permitido acesso de no máximo 20 pessoas por vez, e o uso de máscara é obrigatório.