Notícias



Na semana do Dia das Mães

Transporte público tem aumento de 11% no número de usuários em Porto Alegre

Número de passageiros nos ônibus da Capital na última semana aumentou para 262 mil

08/05/2020 - 20h03min


Francine Silva
Francine Silva
Enviar E-mail

A semana que antecede o Dia das Mães apresentou aumento de 11% no número de usuários no transporte público de Porto Alegre. O acréscimo coincide com a abertura dos pequenos comércios de rua, liberada pelo prefeito Nelson Marchezan visando, justamente, a data comemorativa. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a quantidade de passageiros passou de 235 mil, na semana passada, para 262 mil nesta semana, acréscimo de 27 mil. Com isso, a demanda pelos ônibus na Capital subiu para 32% na comparação com a média antes da pandemia do coronavírus. Segundo a EPTC, durante o distanciamento social mais intenso o uso chegou a cair para 20%.

Por conta disso, a prefeitura vai ampliar o número de viagens em algumas linhas a partir desta sexta-feira (8). Terão acréscimos de viagens as linhas B02, B55, 662, 762, 862, A24, D73, 255, 436 e 4382.

Para garantir o limite de passageiros nos veículos, as linhas 398 e R31 passaram a operar algumas viagens com veículos articulados. E, desde a última segunda-feira (4), as linhas 110, 111, 209, 210, 211, 281 e 2632 contam com esse tipo de veículos, que têm maior capacidade de transporte.

Leia também
Empresas de ônibus decidem parcelar salários de rodoviários na Capital
Crise no transporte pode fazer EPTC mudar licitação dos ônibus da Capital
Seis linhas de ônibus voltam a operar após serem assumidas pela Carris

Em nota, a EPTC afirmou que, “em comparação com a semana anterior, 192 viagens da Zona Sul passaram a ser realizadas por veículos articulados e, com isso, a capacidade de transporte foi ampliada em 4,4 mil passageiros com a mesma oferta de horários”.

Mesmo assim, as empresas de ônibus da Capital seguem ofertando apenas 40% da capacidade de viagens.

— É uma balança que temos que ajustar quase diariamente. Para a segurança dos passageiros, devemos observar o limite de lotação dos ônibus. Para garantir a continuidade do serviço, os veículos não podem circular vazios — afirma o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias