Notícias



Higienização

Trensurb disponibiliza cabine "exterminadora" de vírus para passageiros em Esteio

Previsão é de que o serviço de prevenção ao coronavírus seja prestado por 60 dias, mas prazo poderá ser ampliado caso seja necessário

25/05/2020 - 22h29min


Liliane Pereira
Liliane Pereira
Marco Favero / Agencia RBS
O acionamento do produto utilizado na higienização é automático, feito por meio de um sensor

Desde a tarde desta segunda-feira (25), usuários da Trensurb que passarem pela estação Esteio poderão utilizar uma cabine que sanitiza roupas e acessórios e elimina microrganismos maléficos à saúde, entre eles, o coronavírus. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, a empresa BioSeta e a Trensurb. 

A sanitização será disponibilizada gratuitamente para os cerca de 2,5 mil passageiros que circulam pelo local todos os dias (antes da pandemia, esse número chegava a 8 mil) durante o período de funcionamento dos trens, das 5h até 23h30min. Ela ficará na área de acesso à plataforma, próximo às catracas, no sentido de quem deixa a estação. 

Segundo a prefeitura, a intenção é que as pessoas usem a máquina depois de saírem dos trens. A previsão é de que o serviço seja prestado por 60 dias, porém, esse prazo poderá ser ampliado caso seja necessário. O equipamento está sendo cedido pela BioSeta e não vai gerar custo para a administração municipal. 

A cabine de sanitização é feita de inox e policarbonato, materiais que, conforme a empresa, não geram contaminação. O túnel tem 2m55cm de altura, 1m36cm de largura, e 1m53cm de comprimento. O acionamento do produto utilizado na higienização é automático, feito por meio de um sensor. 

Leia mais
Desenhos de menino autista viram canecas
Prefeitura de Esteio cria centro de acolhimento para isolar idosos durante a pandemia
Ação da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio garante alimento para famílias

O maquinário foi idealizado pela Bioseta, que atua há mais de 30 anos na área de soluções de sustentabilidade e biossegurança. De acordo com o diretor-executivo da empresa, Bruno Osório dos Santos, a ideia foi baseada em modelos utilizados fora do país e desenvolvida durante dois meses. 

- A pessoa entra e, em 10 segundos, microaspersores produzem uma névoa fina para sanitização. Para cada acionamento, são utilizados 15ml de produto. Não é necessário retirar nenhum pertence para a utilização, explica Santos.

O diretor da empresa ressalta, ainda, que o sanitizante utilizado é de origem natural, hipoalergênico, e não oferece risco à pele. 

– O produto é à base de óleo de pinus, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse tipo de sanitização de roupas e acessórios – diz o diretor da empresa.

Ana Paula Portilho, 37 anos, saiu de casa, em Sapucaia do Sul, para ir a Porto Alegre procurar emprego. Na volta, passou por Esteio e utilizou a cabine.

Marco Favero / Agencia RBS
Ana Paula foi à Capital procurar emprego e passou pela cabine de sanitização

– Entrei na máquina com mochila e uma pasta com documentos. Não precisei largar nada e saí sequinha, da mesma forma que entrei. Achei bem interessante porque está bem complicado passar por essa pandemia – diz Ana Paula.

Renete Penz, 56, também gostou de ter mais uma forma de se prevenir contra o coronavírus.

– Eu venho de Porto Alegre e ando no meio das pessoas. Acredito que esse processo dê uma amenizada em um possível contágio. 

Conforme o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, a medida foi adotada para garantir um pouco mais de segurança à população contra a covid-19.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias