Notícias



Trânsito

Viaduto dos Açorianos é interditado por "grave dano estrutural" em Porto Alegre

Bloqueio passa a vigorar às 8h deste domingo por tempo indeterminado

10/05/2020 - 21h21min


GZH
GZH
Cesar Lopes / PMPA/EPTC
Agentes da EPTC bloquearam o trânsito na estrutura, localizada na região central da cidade

A prefeitura decidiu interditar por tempo indeterminado o Viaduto dos Açorianos, localizado na área central de Porto Alegre, por razões de segurança.

A medida, que entra em vigor a partir das 8h deste domingo (10), foi determinada após uma vistoria apontar "graves anormalidades estruturais" na extremidade sul da estrutura. Para resolver o problema, deverá ser realizada a maior obra de recuperação nos 47 anos do viaduto.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Em janeiro, a estrutura tremeu durante a passagem de um bloco carnavalesco a ponto de assustar muitos foliões. À época, a prefeitura informou que as pontes e passarelas da cidade eram periodicamente monitoradas e que o Açorianos estava "em condições estruturais normais de trafegabilidade".

Agora, em despacho, o prefeito Nelson Marchezan determinou "a interrupção total e imediata do trânsito de veículos automotores de qualquer porte até que seja executado um sistema de escoramento sob a estrutura do encontro danificado, ou até que nova análise ou alternativa sejam apresentadas".

A falha foi detectada por meio do programa de inspeções nos viadutos e pontes da Capital. Após vistoria dos técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), foi contratada uma empresa para execução do projeto de recuperação estrutural. Representantes da empresa, acompanhados de técnicos da secretaria, realizaram na quinta-feira (7) uma inspeção na parte interna do viaduto pela primeira vez em mais de 10 anos.

Cesar Lopes / PMPA/EPTC
As duas paradas de ônibus do trecho, uma em cada sentido, foram desativadas temporariamente

Localizado na Borges de Medeiros sobre a Perimetral, no Centro Histórico, o viaduto tem 202 metros de comprimento, com cinco vãos livres, duas pistas com três faixas de tráfego em cada uma, além de passeios públicos em ambos os lados e um divisor físico de concreto entre as pistas.

Leia também
Com 580 exames por dia em Porto Alegre, Marchezan diz que todas as pessoas com sintomas serão testadas
Empresas de ônibus decidem parcelar salários de rodoviários na Capital
Na primeira hora, doações lotam baú de arrecadação da campanha do agasalho de Porto Alegre

— Nosso objetivo é garantir a segurança dos cidadãos que por ali trafegam. Trabalhamos para executar a recuperação estrutural o mais rápido possível — afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

Veja como ficam o trânsito e o transporte público

Trânsito

  • Os veículos que circulam em direção ao Centro pela Praia de Belas serão direcionados para a Perimetral (Av. Loureiro da Silva), onde podem acessar a Lima e Silva, à esquerda, e seguem pela Fernando Machado até a Borges de Medeiros.
  • Para quem trafega pela Borges em direção à Zona Sul, será permitido acessar a Demétrio Ribeiro, à esquerda, para chegar à José do Patrocínio e alcançar a Perimetral para então seguir via Avenida João Pessoa.
  • No sentido oposto, em direção à orla do Guaíba para seguir pela Edvaldo Pereira Paiva ou retornar na Câmara dos Vereadores para seguir na Loureiro da Silva até a Antônio Klinger Filho e chegar à Borges de Medeiros.

Transporte público

  • As duas paradas de ônibus do trecho, uma em cada sentido, serão desativadas temporariamente, enquanto os coletivos e lotações realizarão os mesmos desvios dos automóveis.

Outras alterações poderão ocorrer. As informações serão atualizadas em tempo real pelo twitter @EPTC_POA.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias