Notícias



Em busca de vaga

Confira 20 dicas para quem pretende participar de uma entrevista online de emprego

A partir da pandemia, empresas de recrutamento e seleção cada vez mais utilizam o ambiente virtual para selecionar candidatos

24/06/2020 - 12h16min

Atualizada em: 24/06/2020 - 12h20min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Entrevistas a distância para vagas de trabalho se intensificaram na ABRHEstágios

Na sala, 25 pessoas conversam simultaneamente durante a primeira etapa da entrevista de emprego realizada pela ABRHEstágios, em Porto Alegre. São candidatos a vagas numa indústria do ramo farmacêutico. A diferença deste encontro é que apenas as consultoras estão no prédio da agência de recrutamento, enquanto cada um dos candidatos se comunica de um local diferente. A maior parte deles está em casa, já que a seleção ocorre por videoconferência. Assim como na ABRHEstágios, a entrevista a distância para vagas de trabalho se intensificou em agências, consultorias de recrutamento e nas empresas a partir da pandemia de coronavírus.

Segundo a coordenadora de Recrutamento e Seleção da ABRH-RS, Daniela Feijó, um dos diferenciais nas entrevistas presenciais era verificar de forma aprofundada o comportamento do candidato, auxiliando-o a identificar suas próprias competências comportamentais e como elas poderiam ser usadas em processos seletivos. 

Com a necessidade de intensificar as entrevistas online por conta do distanciamento social, as consultoras passaram a ajudar os candidatos a se comportarem em frente às telas do computador e do celular.

— Percebemos que eles têm dificuldade de se mostrar, ficam mais retraídos. A ansiedade ocorre, talvez, por não estarem de forma presencial. Tornou-se fundamental auxiliarmos na utilização das ferramentas — conta Daniela.

Leia mais
Há vagas: confira mais de 990 oportunidades em Porto Alegre e Região Metropolitana
Aposentado de 68 anos busca trabalho de cartaz na mão, na Avenida Ipiranga
As histórias de profissionais afetados por mudanças no mercado de trabalho devido ao coronavírus

Outra forma de trabalho da ABRH-RS que ganhou força foi o videocurrículo, em que o candidato apresenta as suas competências por meio de um vídeo gravado. Daniela ressalta, porém, situações indesejadas durante esse processo online, como gravações em locais com muito barulho ao redor. Para a coordenadora, a seleção online se tornará prática comum depois da pandemia de coronavírus.

— Já conhecíamos as ferramentas, mas não as usávamos em 100% dos casos. Tivemos programas de seleção presencial com até 1 mil pessoas. Fazendo de forma online, facilita para o aluno e a agência. O processo começou como uma obrigação e, agora, já foi internalizado — relata.

Félix Zucco / Agencia RBS
Videoconferência para entrevistar candidatos

A mesma opinião é compartilhada pela gerente de Gente e Gestão da Kley Hertz Farmacêutica, Lúcia Félix. Antes da pandemia, cerca de 10% das entrevistas com candidatos eram realizadas de forma virtual na empresa. Geralmente, eram vagas destinadas a gerentes de vendas em outras partes do Brasil. Desde março, porém, todas as posições estão sendo selecionadas de forma online.

— O olho no olho é bom, mas isso continua sendo possível por meio de vídeo. E há muitas vantagens neste formato de seleção. Temos mais agilidade, não há atraso, conseguimos administrar melhor o tempo e reduziu o número de desistências durante o processo — destaca a gerente.

Lúcia recorda que, antes da pandemia, o candidato precisava ir à empresa pelo menos três vezes durante a seleção. Agora, a presença física ocorre apenas na etapa final. A experiência neste período fez a empresa repensar o processo de seleção após o fim do distanciamento social. O recrutamento online deverá seguir como a principal ferramenta. 

Félix Zucco / Agencia RBS
Espaço foi remodelado para as entrevistas online na WK

O candidato nas redes sociais

Na WK JobHub, responsável por recrutamento, seleção e gestão de recursos humanos de tecnologia, as entrevistas a distância existem há cinco anos para alguns setores. Apostando nesse perfil de seleção, no início de março deste ano, antes do anúncio de distanciamento social em Porto Alegre, a WK começou a transformar a então sala das entrevistas presenciais na área destinada às seleções online. Um logotipo da empresa foi instalado na parede, incluinido o nome da WK ao cenário que aparece nos vídeos. Do outro lado do mesmo ambiente, um estúdio de gravações foi instalado para ser usado na produção de conteúdo em vídeo para as redes sociais.

O diferencial com a pandemia, relata o CEO da empresa, André Streppel, foi a imediata realização de forma online de todas as entrevistas feitas na sede e nas empresas (segunda etapa do processo).

— Além de fazermos a entrevista online com o candidato, estamos preparando-o para o mesmo contato com o cliente (empregador) — comenta.

Félix Zucco / Agencia RBS
Streppel alerta candidatos para os conteúdos publicados nas redes sociais

Questões que já eram importantes na preparação para a entrevista, como saber o perfil que está sendo buscado e como o profissional pode contribuir para aquela vaga específica, seguem também no mundo virtual. Mas o CEO pontua outras fundamentais para quem pretende participar de um recrutamento online.  

— O candidato precisa estar num ambiente tranquilo para que o entrevistador consiga focar no que ele está falando, e não nos barulhos ao redor. Também deve preparar o cenário da entrevista, de preferência, o mais profissional possível, porque, provavelmente, será o seu ambiente de trabalho em home office — ensina.

Streppel ressalta, ainda, a importância de o candidato estar atento ao tipo de conteúdo que costuma publicar nas redes sociais e, principalmente, na forma como ele interage na internet, os tipos de comentários que faz sobre as pessoas, o que curte e o que posta.

— Numa entrevista presencial, o entrevistador já costumava pesquisar as redes sociais do candidato. Na entrevista online, isso se tornou fundamental. É preciso demonstrar nas redes sociais o que se pretende demonstrar na entrevista — alerta Streppel.  

Félix Zucco / Agencia RBS
Testar com antecedência a câmera, o aplicativo a ser usado, o áudio e o posicionamento são fundamentais na entrevista online, garantem os recrutadores

Dicas para participar de entrevista online de emprego

/// Cuide o seu conteúdo publicado, compartilhado ou curtido nas redes sociais. Na entrevista online, o recrutador está a um clique de descobrir toda a vida do candidato, por meio das redes sociais, enquanto ele é entrevistado.

/// A foto que você coloca no Skype e/ou no WhatsApp é seu cartão de visita para o recrutador. Evite fotos que possam expor a sua imagem de maneira negativa.

/// Verifique com antecipação qual será o formato utilizado na entrevista. Confirme o aplicativo (Skype, Zoom etc.) e o instale, se necessário - o candidato não pode deixar para fazer isso minutos antes da entrevista.

/// Teste o áudio do aplicativo com antecedência - o teste é fundamental para não ocorrer atrasos no horário da seleção.

/// Teste a câmera e o microfone. Confira a iluminação do seu rosto. O entrevistador precisa ter uma imagem nítida de quem está entrevistando.

/// Escolha um local calmo, silencioso e organizado - o ambiente representa o entrevistado e será analisado pelos recrutadores.

/// Se morar com mais alguém, oriente esta pessoa a evitar barulhos durante a entrevista.

/// Confira se a internet está funcionando - escolha 4G em vez de wi-fi para não ter problemas de queda no meio da entrevista.

/// Use fones de ouvido. O entrevistador pode desejar repassar informações sigilosas do processo de seleção e ele não sabe se há mais pessoas no ambiente.

/// Use uma roupa adequada à entrevista - jamais aparecer no vídeo de pijama ou com o moletom que usa em casa.

/// Sente-se, preferencialmente, numa  cadeira padrão e com mesa para apoio dos braços. Faça o ambiente parecer um escritório. Não fique esparramado na cadeira ou no sofá.

/// Avise com antecedência o recrutador se pretende anotar as informações para que ele não pense que está se distraindo. Não use o teclado do computador porque o barulho pode atrapalhar. Anote num bloco de papel ou no celular (se ele não estiver sendo usado para a entrevista).

/// Avise o entrevistador para o caso de ocorrer algum imprevisto ao longo da entrevista, como baterem na porta ou uma criança chorar - isso mostra que o candidato está preparado para a seleção.

/// Durante a entrevista, olhe sempre para a câmera, como se estivesse falando frente à frente com o entrevistador. Não olhe para os lados enquanto ele está falando

/// Foco no vídeo. Não responda a mensagens de texto nem atenda o celular.

/// Mesmo sendo a distância, demonstre empatia e otimismo. São pontos importantes durante uma entrevista de emprego.

/// Deixe o entrevistador terminar a pergunta - respire e ouça com atenção antes de começar a responder às questões.

/// Pesquise com antecedência sobre a empresa para a qual está disputando a vaga.

/// Tenha currículo e outras anotações à mão. Anote as perguntas e deixe para realizá-las em momento oportuno, geralmente ao final da entrevista.

/// Aproveite este momento de pandemia para ampliar a capacitação profissional - há inúmeros cursos online gratuitos disponíveis.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias