Notícias



Receita do Leitor

Creme de cebola do Jorge: opção quentinha e saborosa para os dias de frio

Com base feita de cebola e batata, receita tem tudo a ver com a nova coleção do Junte & Ganhe, a Bela Família Sopa

03/06/2020 - 08h00min


Camila Bengo / Diário Gaúcho

Uma opção prática, barata, quentinha e saborosa. Ensinada pelo confeiteiro Jorge Valdomiro dos Santos, 53 anos, morador de Porto Alegre, o creme de cebola, além de perfeito para os dias de frio, é uma ótima pedida para estrear a nova coleção do Junte & Ganhe, a Bela Família Sopa – cujos selos começam a ser veiculados no dia 12 de junho.

Com base feita de cebola e batata, o creme agrada até quem tem o paladar mais sensível – e não costuma utilizar a hortaliça em seus preparos.

– Quase todo mundo gosta, porque fica um creme bem gostoso. Não fica ácido, então até quem não é muito chegado em cebola pode comer. Por conta da batata, o sabor fica suave e, como vai ao liquidificador, a cebola se desmancha e a sopa fica cremosa – conta.

LEIA MAIS
Biscoito de queijo da Marluce: saiba como preparar a receita mineira
Bolo de milho da Josi: aprenda receita prática e barata, que pode ser até fonte de renda
Saiba preparar o bolinho de batata-doce recheado da Mônica: delícia saudável para crianças e adultos

O confeiteiro, que há mais de 30 anos trabalha com doces e tortas, também se aventura na cozinha quando o assunto é preparar pratos do cotidiano, em casa. 

– Sei fazer vários tipos de comida, aprendi com a minha mãe. Como sou o filho mais velho, cozinhava para meus irmãos quando era guri, porque meus pais trabalhavam – relembra Jorge, que adaptou o preparo do creme de cebola a partir do rascunho encontrado em um antigo caderno de receitas.

Kit agradou

Colecionador fiel do Junte & Ganhe, ele foi convidado, pelo DG, a testar a parte IV da coleção Bela Família – composta por quatro pratos fundos e quatro cumbucas da marca Oxford, com estampas exclusivas. Apesar da dúvida entre as opções de tonalidade, a cor escolhida foi a amarela, para dar continuidade às peças já adquiridas nas coleções passadas. 

Camila Bengo / Diário Gaúcho

Com os itens testados e aprovados, o confeiteiro deixa a dica a quem, após o período de distanciamento social, desejar impressionar as visitas usando as louças da coleção:

– Tanto os pratos amarelos quanto os marrons são bacanas e ficam chiques na mesa. Esse creme de cebola é uma boa opção de entrada para servir nas tigelas e pode-se colocar o prato fundo embaixo, fica bem bonito. Depois, o prato principal e a sobremesa podem ser servidos nos outros itens da coleção. Dá para montar um jantar completo só usando essas louças. 

 MEU SEGREDINHO
Para incrementar o prato, Jorge ensina como preparar os chamados croutons – pãezinhos torrados que podem acompanhar sopas e saladas:

– É só tirar as cascas de seis fatias de pão de fôrma, cortar em cubinhos e regar com azeite de oliva, sal e orégano, misturando para pegar em todas as partes. Depois, vai ao forno até dourar. Fica crocante e muito gostoso!

CREME DE CEBOLA

Camila Bengo / Diário Gaúcho

INGREDIENTES
✔ 4 cebolas médias cortadas em cubos
✔ 4 batatas médias cortadas em cubos
✔ 250g de creme de leite
✔ 50g de queijo parmesão ralado
✔ 1 colher de sopa de óleo
✔ 1,5 litros de água
✔ sal e temperos a gosto

MODO DE PREPARO

/// Aqueça o óleo em uma panela e refogue as cebolas, até dourar e ficar bem caramelizado. 

Camila Bengo / Diário Gaúcho

/// Junte as batatas, o sal e os temperos de sua preferência _ aqui, foram usados açafrão, páprica defumada e folhas de manjericão. Acrescente a água e deixe cozinhar de 20 a 30 minutos, até que as batatas fiquem bem amolecidas.

Camila Bengo / Diário Gaúcho

/// Com o caldo já cozido, desligue o fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Depois, leve o cozido ao liquidificador e bata até que vire um creme homogêneo, sem nenhum pedaço.

Camila Bengo / Diário Gaúcho

/// Volte com a mistura para a panela e, em fogo baixo, acrescente o queijo ralado e o creme de leite. Mexa até incorporar bem. Sirva quente, acompanhado dos croutons. 

Camila Bengo / Diário Gaúcho

RENDIMENTO: 6 porções
TEMPO DE PREPARO:
50 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA! /// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.   /// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.   /// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Camila Bengo

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias