Notícias



Seu Problema é Nosso

Grupo criado por amigas arrecada cobertores para moradores de rua

O trio de amigas formou o Amor em Ação, grupo que já realizou diversas campanhas ao longo de um ano na Região Metropolitana. Agora, a ideia é aquecer quem vive pelas ruas 

23/06/2020 - 07h00min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Um porta-malas repleto de doações na campanha realizada em abril

Como início do inverno e a perspectiva de temperaturas baixas, chega a hora de tirar os cobertores do armário. Mas, pensando em quem que não tem essa opção, o grupo Amor em Ação, formado por três amigas, iniciou uma campanha de arrecadação de cobertores para distribuir entre moradores de rua. 

LEIA MAIS  
Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia busca doações para atendimento de acolhidos
Em Alvorada, amigos usam futebol para estimular a solidariedade
Após ter sede furtada, bombeiros voluntários de Pinhal fazem campanha para recuperar prejuízos 

A união de Stephanie Amaral, 27 anos, de Alvorada, Saéli Medeiros, 22 anos, e Daiane Kohn, 25 anos, ambas de Porto Alegre, aconteceu por um mesmo propósito: ajudar quem precisa. O pontapé inicial foi da atendente Stephanie, na Páscoa de 2019, quando arrecadou doces para a distribuição de cestinhas para crianças de bairros carentes. No mesmo ano, a empresária Saéli uniu-se à causa de Stephanie para a campanha de arrecadação de brinquedos e busca de voluntários. O resultado foi uma festa em um abrigo de crianças que contou com cama elástica, brinquedos, pinturas e lanches. 

Novas formas

No final do ano, a gerente de contas Daiane entrou para o grupo durante a campanha de Natal direcionada para um lar de idosos. As amigas conseguiram doações de alimentos, produtos de higiene e fraldas. No dia da entrega, teve música, atendimento de manicure e cabeleireiro e lanches. A pandemia de coronavírus interrompeu o planejamento do grupo para 2020, mas elas repensaram formas de ajudar o próximo.

– Nossa ideia é promover ações sociais para beneficiar instituições e famílias carentes. Tínhamos um cronograma para esse ano mas, devido à pandemia, tivemos que adiar algumas atividades. Então, em março, arrecadamos alimentos para a montagem de cestas básicas, que foram entregues a famílias de Alvorada e Porto Alegre. Em maio, realizamos uma ação em prol das mulheres que moram na ocupação Mirabal, com a doação de roupas de bebê e produtos de higiene. E, agora, em junho, com o início do frio, começamos a campanha Termômetro Solidário para a entrega de cobertores a moradores de rua – explica Stephanie. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Itens arrecadados para a campanha Termômetro Solidário

Para Saéli, que já participou de outras campanhas antes do Amor em Ação, é recompensador o retorno que elas têm durante as entregas:

– É maravilhoso ver a felicidade das pessoas quando recebem aquilo que mais precisam. Mudou minha vida estar envolvida com projetos, me fez sair do meu “mundinho” e olhar em volta.

Sem muitos voluntários, as meninas relatam que não é tarefa fácil promover as arrecadações e fazer o planejamento das entregas. O trabalho em grupo depende de dedicação, mas, principalmente, da solidariedade de outras pessoas.

– O grupo não é grande, e não é fácil conseguir doações. Por isso, divulgamos, enviamos listas no WhatsApp e postamos no Instagram. Nós nos preocupamos e até achamos que não vamos conseguir, mas, no final, sempre chegamos a um bom número de doações – relata Saéli. 

Coleta vai até sábado que vem

Daiane destaca que elas mesmas podem buscar os cobertores:

– Se o lugar for muito longe, pedimos a ajuda de voluntários para pegar a doação. É importante que o cobertor esteja em boas condições e limpo. Colaborar com o próximo é muito gratificante. Eu mesma tive um passado difícil e, hoje, ver a alegria, abraçar, quando podíamos, é o que me motiva a fazer essas ações. 

A arrecadação dos cobertores segue até o próximo sábado. A entrega será realizada domingo, no centro da Capital, junto ao Viva Rua, outro grupo de voluntários que faz a distribuição de lanches para moradores de rua. Se sobrarem cobertores, as amigas os distribuirão na região dos hospitais Cristo Redentor e Nossa Senhora da Conceição. Até ontem, o grupo já tinha 13 unidades.  

PARA DOAR

/// Doe cobertores novos ou em boas condições e higienizados até o próximo sábado, dia 27. A entrega será no domingo, dia 28. 

/// As doações podem ser entregues nos seguintes pontos de coleta:
– Travessa Vitória, 555, bairro Maria Regina, Parada 58, em Alvorada
– Rua Aderbal Rocha de Fraga, 66, bairro Sarandi, em Porto Alegre
– Rua Ney da Gama Ahrends, 295, Morro Santana, em Porto Alegre

/// O grupo busca doações. Para combinar, entre em contato com Stephanie pelo WhatsApp (51) 98526-6388 ou com a Saéli, (51) 98231-4090.

/// São aceitas também doações em dinheiro para a compra de cobertores. 

/// Acompanhe as ações pelo @grupo.amoremacao no Instagram.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias