Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e o dia de comer nhoque

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

29/06/2020 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Pode começar a semana falando em comida? Só não me chama de gulosa. É sobre uma tradição italiana que traz sorte. Hoje é 29, dia de comer nhoque. Eu fecho os olhos e imagino um prato cheio dessas massinhas que, na verdade, são feitas de batata. Pensa num molho vermelho com pedaços suculentos de tomate envolvendo os nhoques. E bastante queijo ralado por cima. Hummmm! Desculpa aí se você nem tomou café da manhã ainda. Me empolguei na imaginação. E fui pesquisar, de curiosa. 

Primeira descoberta: eu nem sabia que existe São Pantaleão. Muito prazer! Diz a lenda que ele andava faminto e maltrapilho por um vilarejo. Bateu na casa de uma família pobre e numerosa, que dividiu a pouca comida da refeição com ele. Adivinha qual era o prato? Nhoque! Cada um na mesa ficou com 7 nhoques pra comer. E em que dia isso aconteceu? 29. O santo comeu, agradeceu e foi embora desejando sorte. Depois o pessoal encontrou dinheiro embaixo dos seus pratos. Daí surgiu essa gostosa tradição.

Leia outras colunas da Maga

Chuchu

Pior que eu nunca comi nhoque em um dia 29. Acabo esquecendo. E tem dia certo pra comer o que a gente gosta? Sorte que é nhoque. Se a simpatia fosse comer chuchu ou nabo, você encarava? Eu passo, obrigada. Voltando ao nhoque, encontrei variações do ritual. O certo é que precisa colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato pra atrair mais dindim. Uns mandam fazer um único pedido ao comer os sete primeiros nhoques. Outros dizem que são sete pedidos no total. É pra comer em pé ou sentado? 

Quando nos prometem ter mais sorte, fica difícil recusar. Vai que funciona. Ou você não acredita em nada disso? Até que ponto vai a sua simpatia por simpatias? O mundo anda tão difícil ultimamente. Se não trouxer sorte, pelo menos dá alguma esperança. Os supersticiosos nem ousam duvidar. Os curiosos não se importam de tentar. Procurei e não achei informações sobre o acompanhamento. É pra comer o nhoque puro? O molho ajuda ou atrapalha? Bom apetite. E boa sorte!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias