Magali Moraes: eita, que gíria boa - Notícias

Versão mobile

 
 

Coluna da Maga01/06/2020 | 09h00Atualizada em 01/06/2020 | 09h00

Magali Moraes: eita, que gíria boa

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

Magali Moraes: eita, que gíria boa Fernando Gomes/Agencia RBS
Magali Moraes Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

(Título pro site)

Pode confessar. Você já disse eita alguma vez na vida. Ou muitas. Taí uma palavrinha que encaixa bem no dia a dia. Versátil que só vendo, funciona na versão falada e escrita. Nos grupos do Whats, ajuda quando a gente quer demonstrar espanto, tristeza e não sabe o que responder. Ou quando não quer comprar briga. Falando em comprar, vale "Eitaaaa, que caro!!" e "Eeeeeita, que barato!!". Espichar as vogais dessa gíria é bom pra dramatizar. E não economize pontos de exclamação. 

Eu gosto de pensar que eita é um escudo protetor. Alguém foi grosseiro? Coloca um eita entre você e essa pessoa. Estão rindo da sua cara? Eita neles. Te pediram o impossível? Responde com um eita curto e seco. Não seguraram a porta do elevador pra você entrar? Eitaaa! Pode dizer pra criatura se dar conta. Eita é como um "Nossa mãe", sem mexer com a mãe de ninguém (obrigada de nada). E quando a gente sabe de novas atrapalhadas dos políticos? O eita sai da boca como um último suspiro. 

Leia outras colunas da Maga

Surpresa boa

Até fui procurar no dicionário todos os significados de eita. Não é só pra expressar coisas ruins. Eita também é a reação pra uma surpresa boa. "Eitaaa, ganhei no sorteio!". E as pequenas felicidades? Bora comemorar com um belo eita. Também vai bem naqueles momentos de contemplação. "Eitaaa, que céu azul!" Aliás, eu acho que essa gíria poderia ser mais usada pra demonstrar alegria. Ganhou um elogio inesperado? Eitaaa! Achou dinheiro no bolso do calça? Cinquentinha?! Eitaaaaa!! 

Só conheço uma palavra que ganha do eita quando o assunto é versatilidade: bah. Quem é gaúcho sabe o poder dessas três letrinhas pra expressar sentimentos variados. Peraí que lembrei de um forte concorrente: capaz! Especialmente o bem capaz! A semana tá começando, e espero que você tenha muitas oportunidades de demonstrar suas emoções. Lembre de usar o eita como escudo protetor. Tomara que os eitas positivos sejam mais frequentes. Capaz que o espaço da coluna já acabou?!


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros