Notícias



Monitoramento da covid-19

O coronavírus por bairros na Capital

Taxa por 100 mil habitantes, que passou a ser divulgada pela prefeitura, permite a comparação entre diferentes regiões da cidade

16/06/2020 - 21h21min

Atualizada em: 17/06/2020 - 09h07min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Tiago Boff / Aência RBS

Em nova atualização nesta semana, o mapa online elaborado pela Vigilância em Saúde de Porto Alegre passou a mostrar a incidência do coronavírus em cada bairro. Com isso, o Jardim Europa, na zona norte, agora lidera o ranking de registros.

A incidência por 100 mil habitantes é importante porque permite fazer comparações entre os bairros, levando em consideração o número de registros proporcional à população. Antes, quando eram mostrados apenas os números absolutos, não era possível dizer se o bairro era mais afetado ou se só tinha mais casos por ter maior número de moradores.

Confira o mapa:

No caso do Jardim Europa, são 22 pessoas infectadas em um bairro de cerca de 2,3 mil habitantes – mas a correção para a taxa por 100 mil o coloca como o de maior incidência em relação a outras regiões. Se o local tivesse 100 mil moradores, seriam 957 infectados.

Leia mais
Governo do RS adia decisão sobre volta às aulas presenciais
Prefeitos vão debater medidas conjuntas contra o coronavírus
Entenda o que muda nas regras de distanciamento controlado do Estado

Atrás do Jardim Europa estão os bairros Três Figueiras, Anchieta, Jardim São Pedro e Bela Vista (veja abaixo a lista com os 10 primeiros). Se forem considerados apenas os dados absolutos, o bairro Petrópolis é o campeão, com 98 casos. Somente o Bela Vista e o Mont’Serrat se repetem nas duas listas que reúnem os 10 bairros mais afetados (em números absolutos e em incidência).  

— No início de uma pandemia, o mais importante é o número absoluto. Vinte pessoas em Porto Alegre, Caxias do Sul ou Nova Bassano, por exemplo, terão o mesmo impacto para espalhar a doença. Mas quando a gente começa a querer comparar populações, corrigir pela taxa é algo mais adequado porque não penaliza bairros maiores. As duas informações são muito importantes, principalmente pra entender se há algum fenômeno acontecendo em algum bairro — explica o secretário-adjunto de Saúde de Porto Alegre, Natan Katz.

Regiões sem casos

Apenas dois bairros não registram nenhum caso, de acordo com o levantamento da prefeitura: Extrema e Pedra Redonda. Outros sete têm somente um ou dois moradores infectados: São Caetano (1), Vila Conceição (1), Agronomia (1), Lami (2), Chapéu do Sol (2), Jardim Isabel (2) e Sétimo Céu (2).  

O espalhamento do coronavírus já era esperado. Diferentemente de uma doença como a dengue, que é mais territorial, a covid-19 atinge diferentes regiões.

— Começa da área central, onde as pessoas têm maior poder aquisitivo e viajaram, e vai se espalhando para a periferia. A gente não espera um comportamento anômalo em nenhuma região, mas este levantamento nos ajuda a mapear. Todas essas doenças respiratórias falam um pouco na questão da aglomeração. É usual que lugares com maior densidade populacional tenham transmissão mais acelerada do que outros — esclarece Katz.

Por enquanto, a prefeitura não identificou nenhuma particularidade que acenda o alerta em um bairro específico. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde está focada em detectar surtos em locais fechados – por isso, todos devem ser informados ao Executivo, mesmo que as pessoas não manifestem sintomas graves.

Os dados do mapa online consideram 94 bairros e estão atualizados até o último dia 12. Eles não são inseridos em tempo real porque o mapeamento do local onde o paciente mora leva tempo.

Dez bairros com maior incidência de casos de coronavírus

  1. Jardim Europa (957 por 100 mil habitantes)
  2. Três Figueiras (590 por 100 mil habitantes)
  3. Anchieta (543 por 100 mil habitantes)
  4. Jardim São Pedro (529 por 100 mil habitantes)
  5. Bela Vista (433 por 100 mil habitantes)
  6. Mont’Serrat (409 por 100 mil habitantes)
  7. Chácara das Pedras (375 por 100 mil habitantes)
  8. Boa Vista (318 por 100 mil habitantes)
  9. Farroupilha (312 por 100 mil habitantes)
  10. Moinhos de Vento (310 por 100 mil habitantes)

Dez bairros com maior número absoluto de casos de coronavírus

  1. Petrópolis (98)
  2. Centro Histórico (60)
  3. Rio Branco (54)
  4. Partenon (51)
  5. Bela Vista (51)
  6. Santana (50)
  7. Sarandi (49)
  8. Menino Deus (48)
  9. Lomba do Pinheiro (46)
  10. Mont’Serrat (46)



MAIS SOBRE

Últimas Notícias