Notícias



Receita do Leitor

Aprenda a fazer o bolo de maçã com canela da Daniane

Pandemia trouxe chance para a analista de crédito empreender. Ela decidiu investir nos bolos caseiros que sempre gostou de fazer

01/07/2020 - 16h38min


Arquivo Pessoal
Bolinho delícia!

Um bolo aromático, fofinho e saboroso é sempre bem-vindo à mesa – ainda mais quando a família está toda em casa. Hoje, a analista de crédito Daniane Moura da Silva, 42 anos, mostra o passo a passo da receita do bolo de maçã com canela. 

LEIA MAIS  
Espaguete à carbonara da chef Cátia
Pizza de frango da Geny: saiba como preparar uma massa crocante e fininha
Creme de cebola do Jorge: opção quentinha e saborosa para os dias de frio  

Moradora do bairro Igara, em Canoas, Daniane conta que sempre gostou de fazer bolos caseiros, mesmo sem ter trabalhado na área. Mas quando a pandemia de coronavírus chegou no país, em março, e houve a indicação do isolamento social, ela passou a ver a produção dos bolos como forma de empreender. Daniane, com a ajuda da filha, começou a vender bolos caseiros para aproveitar o tempo disponível em casa e complementar a renda. 

– Minha filha e eu estávamos dentro de casa sem fazer nada, pensamos que seria uma boa maneira de unir duas coisas, agregar o valor das vendas na renda e fazer algo que gostamos. Agora, está uma correria – afirma a analista. 

Conforme o Sebrae, o setor de alimentação é o mais atrativo neste momento de pandemia. Mas é importante que atenda aos requisitos de segurança, como a higiene dos produtos e a proteção na entrega. 

O bolinho de maçã com canela foi um dos escolhidos para compor o cardápio:

– Eu já fazia esse bolo, e as pessoas acham diferente a receita, me perguntam como fazer. Ele leva a maçã inteira. Reunimos algumas receitas, pesquisei outras novas, mas todas são feitas bem artesanalmente e entregues aos clientes por nós. 

Um dos toques de Daniane na hora da produção é misturar à mão os ingredientes, até formarem uma massa homogênea:

– Não gosto de usar a batedeira, é uma mania minha, sempre deu certo. 

Os bolos de Daniane podem ser conferidos no Instagram.

MEU SEGREDINHO

– Muitas pessoas não utilizam a fruta por inteiro nos bolos. Eu coloco ela toda, como neste bolo, em que vai a maçã e a casca, assim como no de laranja. 

BOLO DE MAÇÃ COM CANELA

INGREDIENTES

Massa
✔ 2 maçãs
✔ 2 ovos
✔ 1/2 xícara (chá) de óleo
✔ 1 xícara (chá) de açúcar
✔ 1 xícara (chá) de farinha de trigo
✔ 1/2 colher (chá) de canela em pó
✔ 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Lave bem as maçãs e descasque-as. No liquidificador, bata bem as cascas das maçãs junto aos ovos e ao óleo. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Em um recipiente, despeje a mistura e adicione o açúcar. Misture bem e, em seguida, acrescente a farinha e a canela. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Quando a massa estiver homogênea, coloque o fermento em pó e misture levemente. Por último, acrescente as maçãs cortadas em cubinhos pequenos.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Coloque a massa em uma fôrma de 20cm (de bolo inglês ou de pudim), untada e enfarinhada. Leve ao forno em temperatura média, preaquecido a 200°C, por cerca de 35 minutos ou até que esteja corado e assado.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Após esfriar, desenforme e polvilhe açúcar com canela para decorar e saborizar.

RENDIMENTO: 10 fatias
TEMPO DE PREPARO:
1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.    
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias