Notícias



Atenção redobrada

Com altas temperaturas, nuvem de gafanhotos aumenta movimentação em direção ao Rio Grande do Sul

Direção do vento, entretanto, diminui probabilidade de entrada dos insetos no Estado

19/07/2020 - 21h42min


GZH
GZH
El Litoral de Santa Fé / Divulgação
Tendência é de que nuvem se mova com mais intensidade até quarta-feira

As altas temperaturas registradas no Rio Grande do Sul nos últimos dias têm favorecido a movimentação da nuvem de gafanhotos que sobrevoa a Argentina em direção ao Estado. Autoridades brasileiras estão monitorando os insetos, que devem se mover com mais intensidade pelo menos até a próxima quarta-feira (22). Na quinta-feira (23), há previsão de que uma nova frente fria ingresse em solo gaúcho, o que deve afastar os animais.

Segundo Juliano Ritter, fiscal estadual agropecuário que acompanha a situação na fronteira do Rio Grande do Sul, os insetos se moveram cerca de 33 quilômetros no último sábado (18) dentro do país vizinho e estão próximos da cidade de Sauce. Em direção ao Estado, a nuvem se aproximou cerca de oito quilômetros, ficando ainda mais perto – por volta de 122 quilômetros – do município de Barra do Quaraí.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Nem todas as condições climáticas, entretanto, são favoráveis à aproximação da nuvem. Segundo Ritter, a direção do vento – que sopra de Norte para Sul nos últimos dias – diminui a probabilidade de entrada dos insetos no Rio Grande do Sul.

— A tendência é que eles se movam para outra província argentina, como Entre Rios ou Santa Fé. Mas o ingresso no Estado não está descartado, precisamos monitorar dia a dia, estamos com atenção redobrada — diz Ritter.

Leia também
Com integração de sistemas, prefeitura de Porto Alegre e governo do Estado unificam dados sobre coronavírus
Auditoria do TCE aponta indícios de irregularidades na contratação de hospital de campanha de Cachoeirinha

Segunda nuvem

Uma segunda nuvem de gafanhotos, que está se movimentando no Paraguai, também está sendo monitorada pelo Brasil. Segundo Ritter, os insetos estão a aproximadamente 200 quilômetros do município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e têm se movido com intensidade na direção Sul.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias