Notícias



Notificações

Com integração de sistemas, prefeitura de Porto Alegre e governo do Estado unificam dados sobre coronavírus

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), processo de alinhamento de informações foi concluído na sexta-feira (17)

19/07/2020 - 21h31min

Atualizada em: 19/07/2020 - 21h34min


GZH
GZH

A prefeitura de Porto Alegre concluiu, na sexta-feira (17), o processo de integração de dados com o governo do Estado sobre casos suspeitos de coronavírus. Com a unificação, as informações das secretarias municipal e estadual da Saúde passam a ser as mesmas. 

Em março, no início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adaptou o Gercon, sistema de gerenciamento de consultas utilizado pela rede municipal, para receber as notificações de casos suspeitos de coronavírus e facilitar a contabilização.

Dois meses depois, a Secretaria Estadual da Saúde notificou municípios gaúchos a usarem somente o E-SUS Notifica. Segundo a prefeitura, a determinação "ocasionou divergência de números entre as duas esferas e a necessidade de trabalho conjunto entre as secretarias municipal e estadual para resolução do problema".

 Leia mais
Com Orla fechada, parques e praças de Porto Alegre registram movimento neste domingo Em mapa preliminar, 90% do RS é classificado na bandeira vermelha Auxílio emergencial: governo desiste de fracionar 4ª e 5ª parcelas 

Reportagem de GaúchaZH publicada em maio mostrou que as prefeituras divulgavam 19% mais casos de coronavírus do que o Estado. O levantamento, que avaliou as 30 cidades que concentravam mais ocorrências, revelou, à época, 932 registros não contabilizados no painel estadual.

De acordo com a prefeitura, a integração de dados iniciou em 22 de junho e, na sexta-feira (17), foi realizada a última atualização das bases, situação que estabelece alinhamento entre as informações sobre casos da doença nos dois sistemas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias