Notícias



Transporte público

Confusão em cadastros bloqueia cartão TRI de trabalhadores de serviços essenciais

Problemas são considerados pontuais pela prefeitura na primeira manhã de restrições

09/07/2020 - 21h22min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Medida começou a ser aplicada nesta quinta-feira (9)

A interdição dos cartões de transporte TRI e SIM, iniciada nessa quinta-feira (9) em Porto Alegre, teve ao menos três grupos bloqueados de forma equivocada devido a divergência entre a atividade prestada e a que foi informada pelas empresas. Com isso, o embarque de trabalhadores de serviços essenciais usando vale-transporte foi impedido. 

De acordo com a prefeitura da Capital, trabalhadores do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) estão com o cadastro bloqueado por erro no lançamento no sistema — oito pessoas precisaram pagar a passagem em dinheiro para ir trabalhar. Eles constam como contratados pelo CNPJ do Senat, que tem suas aulas veiculadas de forma online, o que configura home office. Porém, de acordo com o diretor da unidade do Sest Senat da Capital, Pedro Fabbrin, esses profissionais tem “duplo vínculo”, operando também na forma presencial. 

— Foi um problema bem pontual, já repassado para a prefeitura, que nos informou que vai corrigir. O importante é ajudarmos a frear as contaminações — avalia o diretor. 

Leia mais
Tire suas dúvidas sobre os bloqueios dos cartões TRI e SIM
Medidas mais restritivas em Porto Alegre: entenda o que passa a valer

Há, ainda, um número não informado de servidores da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) com o cartão incorretamente bloqueado. O motivo do impedimento desses profissionais não foi informado. 

Leonardo Vianna trabalha em um supermercado e mesmo a atividade estando entre as essenciais foi impedido de passar na roleta utilizando o cartão TRI. Na época em que a tarjeta foi emitida, ele era contratado de outra empresa, o que, acredita, motivou a confusão. 

— Essa outra empresa não é essencial, agora estou no mercado. Como faço? — questiona. 

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello, classifica como “melhor do que o esperado” o primeiro dia de bloqueios no cartão. Temendo possíveis problemas na transmissão dos dados, uma equipe foi mobilizada para monitorar reclamações, “pontuais”, conforme o secretário. Ele pondera que a análise dos dados é complexa, e cita um caso semelhante ao de Vianna. 

— Nesta semana, quando revisamos os casos, encontramos o de uma empresa que tem como atividade principal venda de acessórios, como joias e bijuterias. Hoje, é um ponto de pagamento de contas, mas só descobrimos isso com uma revisão — exemplifica o secretário. 

Devido a revisões, não foram bloqueados todos os 130 mil trabalhadores previstos para integrar o grupo impedido de ter acesso. Tortoriello reforça que a medida tem “menos foco no transporte, e mais na saúde”. 

— Pedimos apoio e compreensão da população. Atingimos cem mortos na cidade na última sexta e menos de uma semana depois já tem quase 150 — contabiliza. 

A liberação dos cartões incorretamente bloqueados deve levar 24 horas, pois demanda acesso à catraca dos veículos. Esse prazo pode chegar a até 48 horas. 

Servidor da equipe de manutenção da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), Enio Machado Xavier, 57 anos, concorda com a medida. 

— Quem puder, fique em casa. Essa medida vai ajudar — diz, antes de embarcar, sem problemas no sistema.

Até o fim do dia um balanço sobre as ligações de usuários ao telefone 118 deve ser finalizado. Quem quiser contestar o bloqueio deverá ter algum documento que comprove o funcionamento da empresa em que atua. A recomendação é que os usuários consultem o site tripoa.net.br — opção bloqueio VT. Ao digitar o número do cartão, a situação é informada. Um e-mail foi criado para atender a demanda: bloqueiotripoa@eptc.prefpoa.com.br. 

Outra opção é consultar a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), pelo número (51) 3027-9959 ou no e-mail bloqueiovt@tripoa.com.br. 

No trensurb não houve reclamações, segundo a empresa. Ao todo, 30 mil usuários do TRI acessam as plataformas do trem pelo cartão integrado SIM e parte deles também é atingido pela medida de interdição de vale-transporte. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias