Notícias



Lá em Casa

Cris Silva: "Futuras mamães, vamos nos mexer?"

Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras

31/07/2020 - 08h00min


Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Outro dia eu estava organizando umas fotos em casa e encontrei meu álbum de grávida. Sim, sou da moda antiga, gosto de imprimir a foto e colar no álbum. Estava lá, folheando e matando a saudade da barriga e me lembrei de falar aqui na coluna sobre o quanto é importante a gente se mexer, fazer exercício sempre, ainda mais quando estamos grávidas. 

Eu tive todo o apoio de uma educadora física que respeitava os limites e as recomendações de cada trimestre. Isso é o mais importante. Não resta dúvida de que os exercícios são benéficos, se a gestante não tem nenhum problema e se tem autorização médica para tal, mas, mesmo assim, precisa de um profissional que entenda o que é importante fazer e evitar em cada período da gravidez.

Leia outras colunas da Cris Silva

Dica da especialista

“A gravidez é a oportunidade ideal para adotar uma maneira saudável de viver, até porque você não está mais sozinha: tem alguém crescendo junto com você. E todos os seus hábitos se refletem na vida deste ‘serzinho’ que você ama tanto. É o momento de se dedicar aos cuidados com a alimentação e à prática de exercícios. Falar de atividade física na gestação é falar de saúde. Um exercício prescrito errado pode ser tão perigoso quanto um medicamento prescrito errado. Cada fase gestacional deve ter cuidados diferentes. Mas, em qualquer uma, devemos diminuir impacto, cargas e riscos e observar padrões respiratórios e fadiga. Todas as organizações internacionais recomendam exercício durante a gravidez, desde que não ocorram complicações no período gestacional.
Essi Luana Rosa – Educadora física

Diego Vara / Agencia RBS
Prática de exercícios resulta em benefícios

Plano de exercícios e cuidado

Segundo Essi, muitas mulheres não sabem os benefícios que o exercício físico pode trazer durante a gestação e depois. O Guideline Canadá 2019, baseado em dados científicos, recomenda 150 minutos semanais de atividade física. Podem ser feitos 30 minutos por dia. Qual atividade? A que a gestante mais gostar. 

Para começar, peça autorização médica e, depois, encontre um profissional que tenha conhecimento sobre cada trimestre. Deve ser feita uma avaliação do assoalho pélvico e um fortalecimento para reduzir a chance de incontinência urinária. Perder xixi nunca é normal. Por isso, é importante trabalhar toda a musculatura da região. Temos que ter uma estrutura forte como uma casa: o teto (diafragma), as paredes (abdômen) e o chão (assoalho pélvico). 

E, atenção: o exercício é seguro, desde que acompanhado por um profissional qualificado (educador físico ou fisioterapeuta). Tenha cuidado com as dicas nas redes sociais.

Pérola

– Theo, onde vamos almoçar hoje?
– Na mesa.
Theo, três anos



MAIS SOBRE

Últimas Notícias