Notícias



Pandemia

Guarda municipal morre vítima de coronavírus em São Leopoldo

Prefeitura decidiu testar recentemente todos os funcionários após surto no prédio do Executivo

30/07/2020 - 11h50min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Arquivo pessoal / Prefeitura de São Leopoldo

A prefeitura de São Leopoldo confirmou a morte de um guarda civil municipal vítima de complicações causadas pela covid-19. Ipson Silveira Pavani, 61 anos, estava internado no Hospital Centenário desde o dia 21 de julho, mas o quadro se agravou e ele não resistiu na madrugada desta quarta-feira (29).

Pavani, que tinha diabetes, trabalhava desde 1998 na prefeitura. Nos 22 anos de serviço, atuou, também, no Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da cidade, ligado à fiscalização do meio ambiente. Era nesse setor que ele estava atualmente.

De acordo com a prefeitura, trata-se do primeiro servidor vitimado pela covid-19 na cidade. O comandante da Guarda Civil Municipal, Wagner Pires, confirmou que Pavani estava trabalhando presencialmente, assim como os demais colegas, devido ao serviço ser essencial. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, na última semana foi confirmado um surto de coronavírus no prédio do Executivo municipal, que decidiu testar todos os funcionários. Dos 767 testes até o momento, 238 deram positivo, sendo a maioria na área da saúde. 

—  Priorizamos, em um primeiro momento, testar aqueles que estão em atendimento direto à população, como os da saúde, da segurança e da assistência social — informou  Charão. 

Pelo menos 33 dos confirmados com a doença são da área da segurança. Ao longo desta semana, a prefeitura submeteu outros funcionários aos testes, mas ainda não saiu o resultado. A finalização da testagem deve ocorrer até a semana que vem. 

Entre as pessoas que tiveram o diagnóstico positivo para a doença, está o prefeito, Ary Vanazzi, que lamentou a morte do guarda municipal. "Estamos muito consternados pela perda de um servidor nosso, um guarda-civil que atuava na defesa ambiental com muita dedicação e competência", afirmou, em nota. O prefeito apresenta sintomas leves e se recupera bem. 

A administração municipal garante que mantém somente os serviços essenciais presencialmente em função da pandemia e que afastou os servidores do grupo de risco. A unidade de saúde Pinheiro, no bairro de mesmo nome, está fechada desde a última sexta (24) e só deve reabrir na quinta (30). 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) contabiliza 57 mortes em função da covid-19 em São Leopoldo. Só nesta quarta (29), foram quatro óbitos registrados na cidade, que tem 2.155 casos confirmados. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias