Notícias



Farra com verba pública

Informações de mortos foram utilizadas para conseguir auxílio emergencial no RS

Autoridades já identificaram, no país, 17 mil pessoas falecidas que tiveram o benefício depositado em seu nome

02/07/2020 - 09h18min


Kelly Veronez
Enviar E-mail
Éverson Dornelles
Kelly Veronez / Agencia RBS
Dados de Irno Kalkmann, morto em dezembro passado, foram usados para obter o pagamento

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai encaminhar ao Ministério Público Federal (MPF) casos de pagamento indevido do auxílio emergencial do governo federal, como os revelados em reportagens do Grupo de Investigação da RBS (GDI) esta semana. Entre os que devem ser investigados estão golpistas que fazem saques do benefício usando dados até de pessoas que já morreram. Inclusive no Rio Grande do Sul. 

Listas com a informação de uso indevido do auxílio emergencial circulam pelas redes sociais e, numa delas, a Marciane Kalkmann, da cidade de Colinas, no Vale do Taquari, encontrou o nome do pai dela, Irno. Ele morreu em dezembro passado, aos 60 anos, vitimado por problemas no coração. Foi sepultado num cemitério da comunidade de Ano Bom.

Kelly Veronez / Agencia RBS
Cemitério onde Irno está enterrado

— Eu fiquei curiosa em saber quem tinha recebido, né, porque havia comentários sobre pessoas que não merecia e tiraram o benefício. Entrei no Portal da Transparência e fiquei muito assustada: deparei com o nome do meu pai. Quem pegou esse dinheiro? — questiona.

Kelly Veronez / Agencia RBS
Marciane encontrou o nome do pai dela, falecido, como beneficiário

Marciane e dois irmãos denunciaram o caso à Polícia Civil. O delegado Juliano Stobbe pretende encaminhar o caso para a Polícia Federal, já que a verba desviada é federal.

No Vale do Taquari, já foram registrados 18 casos de saques indevidos do auxílio emergencial.

Um relatório do TCU aponta que, em todo o país, 17 mil mortos estão na lista de beneficiados com o auxílio emergencial. Eles geraram um prejuízo de pelo menos R$ 10,2 milhões aos cofres públicos.

Marciane Kalkmann / Arquivo Pessoal
Certidão de óbito prova que Irno Kalkmann morreu em 2019, mas auxílio emergencial foi depositado em seu nome em abril de 2020

Em Jacuizinho, no noroeste do Rio Grande do Sul, há outro exemplo dessa fraude. Seloni Ernesto Schneider está na lista dos R$ 600 retirados em abril. Só que, conforme prova sua certidão de óbito, Seloni morreu em 22 de março de 2019. Ele tinha 65 anos, morava sozinho, nunca casou e nem teve filhos. Consta que o corpo dele foi encontrado caído dentro de casa, num fogo de chão.

— O Ministério Público Federal está acompanhando essas situações inusitadas. Obviamente morto não requer e temos de investigar quem, na verdade, foi o beneficiado. Quem achou tempo para fraudar, durante uma pandemia. O que há é uma pandemia ética no país — desabafa o procurador da República Osmar Veronese, de Santo Ângelo, que vai investigar o caso de Seloni.

Receba duas vezes por dia um boletim com o resumo das últimas notícias da covid-19. Para receber o conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar neste link

Enquanto isso ocorre, pessoas como Vilmar Francisco dos Santos, 55 anos, de Lajeado, não conseguem o auxílio. Há dois anos ele teve a aposentadoria cancelada, mas no sistema do governo federal consta que recebe esse benefício e, por isso, teve negado o auxílio emergencial.

— Eu passo fome! Eu preciso, não tenho nem sabão para lavar louça, não tenho Bombril para arrumar uma panela, meu banheiro tá atirado... Isso é ruim. Eu preciso, isso tudo é triste.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença


MAIS SOBRE

Últimas Notícias