Notícias



Receita do Leitor

Pão de batata de frigideira da Angela: aprenda uma receita versátil

O recheio do pãozinho pode variar desde frango até vegetais, uma opção para quem é intolerante à lactose ou vegano

15/07/2020 - 10h19min

Atualizada em: 15/07/2020 - 10h21min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
A estudante mostra a sugestão para o projeto

Uma receita prática e versátil é a sugestão da estudante de Gastronomia Angela Simm, 21 anos, de Campo Bom. Ela escolheu o pão de batata recheado de frigideira para compor o Caderno de Receitas elaborado pelo projeto social Confeitaria e Panificação: Qualificação para o Mercado de Trabalho, da Universidade Feevale. 

– O pãozinho é uma adaptação que eu fiz, testei e aprimorei, com a substituição de ingredientes. É uma receita rápida e fácil, que pode ser recheada com frango, cogumelos, vegetais e queijo. E, por não levar leite, é permitida aos intolerantes à lactose. Além disso, é uma opção também para veganos, com outros recheios, por exemplo, de brócolis – conta a estudante. 

Na hora de finalizar, Angela conta que molda os bolinhos passando margarina nas mãos, assim, a gordura deixa a parte externa bem douradinha. 

Projeto

Com preparações relativamente simples de confeitaria e panificação, o objetivo do Caderno de Receitas é auxiliar as pessoas com preparos no ambiente doméstico para compartilhar com a família e, também, para comercialização, gerando renda durante a pandemia. O projeto Confeitaria e Panificação trabalha com indivíduos em situações de vulnerabilidade social, proporcionando a eles uma qualificação profissional.

LEIA MAIS   
Cheesecake de chocolate da Larissa: aprenda uma sobremesa prática
Aprenda a fazer o bolo de maçã com canela da Daniane
Cupcakes salgados da Franci 

– O projeto existe desde 2018 e visa uma qualificação para quem está desempregado. Trabalhamos com entidades parceiras, vamos até as comunidades ensinar as técnicas em oficinas, em que os alunos participam em contato com o público. Mas, devido à pandemia, não podemos ir até os locais. Então, esse caderno é para ajudar as pessoas que estão recebendo as cestas básicas, mas que não sabem como usar os insumos básicos, como a farinha e o açúcar – conta a coordenadora do projeto, a professora de Nutrição, Simone Weschenfelder. 

Segundo a professora, o e-book está sendo encaminhado para o público-alvo por meio de assistentes sociais e lideranças comunitárias. Além disso, está disponível no site da Feevale.

MEU SEGREDINHO

///  Antes de formar os bolinhos, coloco a massa de batata na geladeira, até que ela esfrie. Fica mais firme para lidar e moldar. 

PÃO DE BATATA RECHEADO DE FRIGIDEIRA

INGREDIENTES

MASSA
✔ 300g de batata (ou 3 unidades grandes)
✔ 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
✔ Sal a gosto
✔ Tempero a gosto

RECHEIO
✔ 300g de carne moída
✔ 1 cebola
✔ 4 dentes de alho
✔ 1 tomate
✔ Mix de temperos secos, sal, temperinho verde e sal a gosto

MODO DE PREPARO

/// Cozinhe as batatas descascadas e cortadas em cubos grandes. Faça um purê, adicione a farinha e corrija o sal. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// O ponto da massa é tipo a de rissoles mais mole (quando você aperta, ela forma uma bolinha e não gruda na mão). Com o recheio pronto, molde a massa de batata na sua mão, formando um disco. Coloque o recheio no centro e vá fechando pelas beiradas, até o bolinho ficar totalmente fechado. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Doure os bolinhos numa frigideira ou leve ao forno. Se preferir assar, quando dourar de um lado, vire os bolinhos para dourar do outro.

RENDIMENTO: 4 bolinhos
TEMPO DE PREPARO:
45 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.    
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias