Notícias



Avanço da doença

Pessoas que moram com infectados pelo coronavírus serão testadas, anuncia Marchezan

Nova fase de exames para detectar covid-19 na Capital começa nesta quarta-feira

15/07/2020 - 21h56min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail

Em transmissão via redes sociais, na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito Nelson Marchezan anunciou nova fase de testes de coronavírus na Capital. Além dos sintomáticos, Porto Alegre começa a fazer exames para detectar a presença do vírus também nos assintomáticos.

De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Natan Katz, o teste começa a ser aplicado, nesta quarta-feira, em familiares de pacientes confirmados com covid-19. O exame será realizado 20 dias após a confirmação do primeiro caso no núcleo familiar. 

— Quem deve fazer esse exame? Todas as pessoas que moram junto com caso confirmado vai poder fazer esse exame. Estará disponível para todos que tiveram contato — explicou o secretário adjunto.  

Leia mais
RS atinge mil mortos por coronavírus em meio à expansão da pandemia
"Nem tive tempo de me despedir", diz esposa de vítima de coronavírus
Hospital São Lucas da PUCRS vai aplicar testes de vacina contra a covid-19 em voluntários

Para realizar o teste, é preciso procurar uma Unidade de Atenção Primária levando CPF e/ou cartão SUS do familiar que teve a confirmação da doença. Será importante também informar a data de início de sintomas do familiar que testou positivo.  

Uma nova fase de testagem será lançada ainda neste mês. O objetivo é testar pessoas que tiveram contato com casos confirmados no ambiente de trabalho.

Porto Alegre triplica testes

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na mesma transmissão, mostrou gráficos que mostram que Porto Alegre triplicou o número de testes semanais do tipo PCR - considerado mais preciso - do início do mês passado para a metade de julho.

De acordo com os dados da SMS, na semana de 8 a 15 de junho, foram testadas 604 pessoas. Já de 29 de junho a 5 de julho, o número saltou para 1.839.  

— A ideia é cortar a cadeia de transmissão. Todo esse esforço para conseguir evitar a transmissão entre a pessoas — resumiu Katz. 

Leia mais notícias sobre o coronavírus

Sobre o Gre-Nal

Na mesma transmissão, o prefeito Nelson Marchezan falou sobre a possibilidade de realização do Gre-Nal em meio à pandemia e ao período que é considerado o pico da doença. Ele lembrou que haverá uma reunião, ainda nesta quarta-feira, para a análise dos protocolos encaminhados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Marchezan reforçou que terá uma posição sobre a realização ou não do jogo até o final da semana. 

— É um momento muito delicado, de muita cautela aqui para o município. Isso (realização do Gre-Nal) vai ser estudado com muito carinho, pelo carinho que a gente tem com o futebol, o Grêmio, o Inter, o FGF e São José, que são importantes para a cidade. Vamos analisar tecnicamente todas as demandas — finalizou.  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias