Notícias



Pandemia

Porto Alegre recebe 87 denúncias por dia sobre desrespeito aos decretos de distanciamento

Prefeitura criou serviço exclusivo no telefone 156 para dar conta da demanda extra

21/07/2020 - 09h24min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Na orla do Guaíba, agentes usaram drone para evitar aglomeração durante a pandemia

Restrições às atividades para frear o avanço do coronavírus trouxeram uma nova rotina aos porto-alegrenses, mas também expuseram o descumprimento de regras. Entre 8 de maio, quando a prefeitura criou um menu exclusivo para a fiscalização, e 15 de julho, dia em que GaúchaZH solicitou dados ao Executivo, 5.923 ligações foram feitas ao telefone 156 e levaram as equipes às ruas. 

A média diária é de 87 ligações. Ou seja: 87 vezes em cada um desses 68 dias os atendentes da prefeitura receberam as denúncias, constataram que de fato a situação narrada configurava um descumprimento, e então repassaram à Guarda Municipal e a equipes das outras secretarias a necessidade de ir até os locais verificar presencialmente.

As demais ligações para a prefeitura igualmente disparam - o que também mostra um forte indicativo de pessoas procurando o Executivo municipal para encaminhar os relatos de descumprimento. Em 2019, o 156 registrou entre janeiro e julho 503.303 chamadas. Em 2020, com a pandemia, o número saltou para 607.151  - 20% a mais.

Os relatos dos denunciantes são variados: vão desde um comércio não essencial abrindo as portas escondido, passando por churrascos a festinhas com aglomeração.

A demanda aumentou tanto que as equipes estão levando mais tempo para conseguir atendê-las, como admite o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento:

— Mesmo que tenha alguma dificuldade com a linha congestionada ou o fluxo de atendimento grande, é importante que a população continue denunciando. As equipes estão na rua e nós vamos fazer o máximo possível dento da capacidade e, às vezes, até além dela.

Ainda de acordo com o comandante, aos finais de semana as denúncias sobre aglomeração disparam, especialmente envolvendo situações em parques e reuniões à noite. Há relatos, até, de jogos de futebol.

—  Seguidamente, estamos atendendo denúncias de jogos de futebol em parques e praças, mais ainda na periferia. Então, imagina, são dois times de futebol, mais o pessoal que fica no entorno olhando  —  lamentou Nascimento. 

Junto com as denúncias, também chegam os trotes, que atrapalham as equipes. A prefeitura não soube estimar, mas diz que tem sido comum enviar os agentes até um local e, ao chegar, perceber que se tratava uma ligação  falsa. A brincadeira de mal gosto custa dinheiro ao cofre público e demora nas demais demandas, já que é uma equipe a menos na rua.

Só na Guarda Municipal, 200 agentes atendem às denúncias, divididos em escalas. A média, por dia, é de 50 agentes para dar conta, além das necessidades da pandemia, da rotina já existente na cidade.  

 Além da Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) também tem equipes de fiscalização que atuam mesmo sem receber as denúncias, mas de foma preventiva. Segundo a pasta, a partir da fiscalização na rua e do 156, 636 autuações em comércio, indústria e serviços foram emitidas. 

Desde junho, há a previsão de multa para quem descumprir o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias