Notícias



Sistema de proteção

Prefeitura de Porto Alegre finaliza nesta semana reforma de portões de ferro para evitar enchentes do Guaíba

Em razão dos trabalhos, bloqueios de trânsito serão realizados na região

14/07/2020 - 09h16min


Anderson Aires
Anderson Aires
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Reformas serão concluídas até terça-feira

A prefeitura de Porto Alegre conclui nesta semana a reforma de portões do Sistema de Proteção Contra Inundações da Capital. O reparo da última das estruturas revitalizadas, o portão 12, na transversal à Avenida Cairú, será finalizado entre esta segunda-feira (13) e a terça-feira (14), segundo o Executivo municipal.

Em razão dos trabalhos, bloqueios de trânsito serão realizados nesses dois dias, entre 9h e 16h, no entorno da área (veja mais abaixo). As comportas são barreiras para proteger a Capital de uma eventual enchente do Guaíba.

O diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Leomar Teichmann, afirma que os reparos garantem o pleno funcionamento da estrutura, que estava em situação precária e oferecendo riscos em caso de necessidade de operação:

— É importante que, enquanto esse sistema assim existir com esta configuração, todos os seus elementos estejam sendo manutenidos e em condições de pleno funcionamento. Nós estamos com um grupo de estudos trabalhando na avaliação de um substituição desse modelo ou de uma redução de altura do muro, mas, enquanto isso não for definido, o muro e os portões serão mantidos e manutenidos para que tenham perfeito funcionamento caso em uma eventualidade extrema, em uma situação catastrófica sejam requisitados.

O Dmae, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), deu início aos trabalhos em janeiro deste ano. A reforma de 11 dos 12 portões já foi concluída. As estruturas restauradas receberam pintura, lixação, lubrificação, limpeza do entorno e recuperação dos trilhos — que haviam sido furtados ou asfaltados. Os serviços são realizadas pela empresa Bombas Sinos pelo valor de R$ 416.699,00.

No mês de abril, as estruturas passaram por testes de acionamento. O sistema conta com o auxílio de um caminhão e de um motor hidráulico, instalado somente em casos onde é necessário fechar ou abrir as comportas — antes, o motor era fixo junto ao portão.

— Mudamos a metodologia de funcionamento desses portões. Antigamente, eles tinham motores fixos no lugar e, por nunca terem sido acionados, acabavam se deteriorando ou sendo furtados. Hoje, a gente mudou a sistemática de fechamento dele. Temos um motor móvel, vamos dizer assim, com acionamento por meio de um caminhão.

Ao todo, Porto Alegre conta com 14 portões. Os localizados ao norte da rodoviária (portão 8) e sob a Ponte do Guaíba (portão 13) não sofrerão intervenções porque análise técnica não apontou necessidade. 

O diretor-geral adjunto do Dmae também destaca as recentes reformas e manutenção em casas de bomba da Capital como iniciativas que também ajudam a reforçar o sistema de proteção contra enchentes da cidade.

— De nada adiantariam as comportas se nós não conseguíssemos tirar a água do lado da cidade para o lado do rio. Isso tudo é um conjunto, que trabalha em sincronia.

Bloqueios de trânsito em razão da reforma

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Bloqueios são realizados no trânsito da região onde ocorrem os trabalhos
  • Veículos que circulam a partir da ponte do Guaíba pela Rua Voluntários da Pátria em direção ao Centro terão bloqueado o acesso 1 e não poderão atravessar por baixo da Avenida Castello Branco para alcançar a beira do rio. 
  • A opção para chegar à região da rodoviária é seguir pela Avenida Voluntários da Pátria. 
  • Os motoristas que trafegam na chegada à Capital pela Avenida Mauá, no trecho de Navegantes, terão de acessar a Avenida Castello Branco ou retornar para Rua João Moreira Maciel. 
  • Toda a operação será sinalizada com indicações sobre o bloqueio para minimizar os impactos no trânsito. Agentes da EPTC vão monitorar a circulação e orientar os motoristas. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias