Notícias



Hora e temperatura

Após cinco anos, primeiro relógio de rua entra em operação em Porto Alegre

Empresa vencedora da licitação prevê 30 equipamentos funcionando ainda neste ano

14/08/2020 - 10h57min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Prefeito de Porto Alegre ligou o equipamento às 10h20

O primeiro relógio digital de rua de Porto Alegre entrou em funcionamento pontualmente às 10h20min desta quinta-feira (13) na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. O equipamento localizado em frente à orla do Guaíba e, além da hora e temperatura (marcava 13ºC), também conta com uma rede gratuita de internet sem fio. A capital gaúcha está sem esse tipo de equipamento desde julho de 2015, quando terminou o contrato com a antiga operadora. A empresa vencedora da licitação no ano passado previa começar a entregar os relógios em julho, o que não se confirmou.

— Como grande parte dos componentes do equipamentos são fabricados fora do Brasil, nossos prazos acabaram sendo impactados pela pandemia. Temos o compromisso de encerrar o mês de setembro com 15 novos relógios funcionando e outros 15 até o final de 2020 — informou Thiago Gadelha, diretor de desenvolvimento e inovação da empresa Clear Channel Brasil. 

A licitação prevê que 168 relógios de rua sejam instalados em um prazo de até 24 meses após a implementação do primeiro. Como contrapartida, a empresa poderá explorar os espaços de publicidade do relógio. 

Uma série de tentativas de licitações foram feitas, mas acabaram não tendo interessados ou foram invalidadas. Em julho do ano passado, o Executivo municipal anunciou que quatro empresas haviam apresentado propostas. A vencedora foi a empresa Brasil Outdoor, liderada pela norte-americana Clear Channel Brasil.

— É um contrato transparente, uma concessão numa parceria público-privada. As outras tentativas que a prefeitura tentou fazer acabaram não sendo viáveis, seja por questões judiciais ou por falta de interessados. O diferencial desses relógios é a possibilidade do videomonitoramento integrado através da câmera instalada no equipamento — disse o prefeito Nelson Marchezan

Lauro Alves / Agencia RBS
Câmera de segurança está instalada no equipamento

A instalação não tem custo para a cidade. A prefeitura irá lucrar R$ 81 milhões durante os 20 anos de concessão. O valor é 11 vezes maior do que a prefeitura previa lucrar com a instalação dos novos equipamentos. O valor mínimo de outorga proposto pela prefeitura era de R$ 7 milhões. Caberá à empresa fazer a conservação dos equipamentos. Em contrapartida, poderá explorar a publicidade dos espaços.

Os relógios são equipados ainda com medidores de radiação solar e um painel de mensagens. A rede de internet sem fio foi testada nesta manhã pela reportagem de GaúchaZH. O sinal se manteve estável durante os 30 minutos de utilização de navegação nas redes sociais e no carregamento de imagens. 

Marchezan antecipou que em setembro será lançado o edital de concessão das paradas de ônibus da Capital.

Campanha "Porto do Amanhã "

Para comemorar a instalação dos relógios de rua, a Clear Channel criou a campanha "Porto do Amanhã", que irá colorir as ruas do município com artes criadas pelos próprios moradores. Os interessados em participar devem produzir uma arte em homenagem à cidade com uma mensagem de boas-vindas.

Os trabalhos mais criativos serão veiculados nos novos relógios. Os arquivos devem ser enviados até 30 de setembro para o e-mail comercial@clearchannel.com.br. As imagens deve ter tamanho de 400x600 pixels, no formato JPG ou PNG.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias