Notícias



Caso inédito

Mãe de três crianças autistas consegue na Justiça licença para plantar maconha

Estudante de Farmácia conseguiu habeas corpus sem a mediação de advogados

30/08/2020 - 21h47min


GZH
GZH
Reprodução / YouTube @Mamãe Bruna Cultiva
A carioca tem um canal no YouTube em que ensina outras mães a cultivar a planta

Mãe de três crianças autistas, Bruna Dias Lima Moraes, 37 anos, tornou-se a primeira brasileira a receber um habeas corpus sem a mediação de um advogado para cultivar 30 pés de maconha em casa. Estudante de Farmácia, ela utiliza o óleo das plantas no tratamento dos filhos, que têm um grau severo da doença. As informações são do jornal O Globo.

A carioca já havia conquistado uma autorização da Justiça Federal e da Anvisa para importar remédios à base de THC (tetra-hidrocanabinol), mas não tinha condições de arcar com os custos da importação, que chegavam a R$ 200 mil por ano. Bruna ainda destacou a grande burocracia envolvida em adquirir esses medicamentos, mesmo com autorização legal.

Ela procurou sensibilizar os profissionais no Fórum Regional da Barra da Tijuca com fotos e relatos sobre o cotidiano de sua família, composta por Mateus, 10 anos, Rebeca, cinco anos, e Isaque, três anos, além de seu marido, o cineasta Daniel Fernando.

— Sem o medicamento eles ficam  agressivos, mas com a cannabis eu consigo controlar. Você pensa, eu estou falando com você agora com três crianças autistas. Cada uma ali na sua, interagindo  com o que gosta, não está ouvindo gritos, porta  quebrando, é um milagre essa planta — contou ao Globo.

Leia mais
Policial militar perde o controle do carro e cai no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre
Chuva frustra retorno do Brique da Redenção neste domingo
Cinco linhas de ônibus de Porto Alegre têm alterações de horários e itinerários

Ela revelou que iniciou o cultivo de maconha ainda em 2017 e que buscou o habeas corpus por medo de ser presa ou processada. Na decisão da juíza Simone Cavalieri Frota, que deu "salvo conduto" a Bruna, está decidido que as polícias Civil e Militar estão impedidas de prendê-la pelo cultivo das plantas, "para fins estritamente medicinais", ou mesmo apreender as mudas. 

— Meus filhos falam, meus filhos cantam, meus filhos estudam, dançam, sonham. O mais velho quer ser dentista, a Rebeca quer ser bailarina e o Isaque ainda é pequeninho, mas é tão  esperto! Ele joga PS4, vai na geladeira, pega uma maçã, come e isso tudo graças à maconha.

Bruna tem um canal no YouTube, o Mamãe Bruna Cultiva, em que ensina a outras mães de crianças com autismo como extrair o óleo medicinal das plantas.

Últimas Notícias