Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e o JARS Em Casa: aprender a empreender

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

12/08/2020 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS

A coluna de hoje é uma dica que eu gostaria de ter recebido quando estava no colégio. Se na sua família tem aluna ou aluno matriculado no Ensino Médio ou no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, por favor, faz essa pessoinha ler aqui. É uma oportunidade de preparar o futuro agora mesmo. Você já ouviu falar no projeto JARS Em Casa? Vamos por partes: JARS significa Junior Achievement Rio Grande do Sul, uma ONG educacional centenária que forma jovens no mundo inteiro.

A JA é bastante conhecida pelo programa Miniempresa, em que alunos de escolas públicas e privadas vivenciam na prática o que é criar uma empresa. Desde a ideia inicial até colocar um produto à venda no mercado. Imagina o quanto isso desperta o espírito empreendedor da gurizada. Com a pandemia e a suspensão geral das aulas presenciais, a JA teve a ideia de oferecer (de graça!) seus cursos online para que um número ainda maior de jovens se prepare melhor pro mercado de trabalho.

Leia outras colunas da Maga

Inovação

Foi assim que surgiu o JARS Em Casa. Todos os programas de educação, empreendedorismo e inovação da ONG agora estão digitalizados e acessíveis de casa, a qualquer momento. Essa baita iniciativa tem o apoio do Sebrae/RS, outra entidade que é referência pra qualquer adulto que pensa em abrir um negócio. Convenhamos: aprender a empreender ainda jovem facilita tudo. O empurrãozinho pro futuro tá garantido. No mínimo, é uma experiência que conta pontos no currículo.

Mais de 1.200 estudantes já se inscreveram nos programas de curta duração (como educação financeira, liderança e futuro do trabalho). As aulas foram gravadas ao vivo, no YouTube, de maio pra cá. Tem participação de profissionais voluntários e influenciadores digitais que dividem seus conhecimentos e viram mentores. Tudo 0800, só precisa de conexão na internet. Foi o querido Henrique Bandeira, do JA, que me contou. Corre lá pra conhecer os programas e se inscrever no site online.ajars.org.br.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias