Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e os ovos da galinha

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

24/08/2020 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS

Venho a público pedir desculpa a todas as galinhas de quem um dia já comi seus ovos e nunca agradeci. Obrigada, meninas! Vocês são guerreiras. A ficha caiu nesse fíndi, quando encontrei na feira ovos caipira tamanho GG com duas gemas dentro. Sou guria de apartamento, me impressiono com as maravilhas da natureza. Comprei, claro! Pra você ter ideia, os ovos nem cabem em embalagem normal. Fiquei fascinada e chocada (com o perdão do trocadilho). Coitada das galinhas! 

Não deve ser fácil a vida de uma poedeira. Aquele trabalhão todo, e o que acontece? A gente se distrai na volta do súper e derruba no chão a sacola dos ovos. Sou dessas. Se limpar a sujeira é ruim, imagina quem expeliu ovos em vão. Lembrei da ambrosia, do quindim e da quantidade de ovos que leva em suas receitas. Tantos bolos que pedem três ou quatro ovos. Pobre galinhas! Na próxima vez, vou fazer um minuto de silêncio em consideração a elas. E nada de se livrar das claras no ralo da pia, hein?

Leia outras colunas da Maga

Relógio

Acho que uma grande homenagem ao esforço das galinhas é o preciosismo dos humanos na hora de fazer ovo duro. De olho no relógio, cronometrando o tempo. O ponto exato da gema. O momento certo de tirar o ovo da água fervendo. O cuidado ao descascar. A pitadinha de sal por cima. O que dizer de um ovo frito com a gema mole e a borda levemente queimadinha? É refeição dos deuses! É motivo orgulho pra qualquer galinha. Já as omeletes podem ser um problema. Aquela bateção de garfo, sei lá. 

Ainda não comi os ovos GG. Precisa ser a ocasião perfeita, sabe? Essas galinhas em especial sofreram um bocado, e estou levando isso em conta. Não pode ser uma fomezinha meia-boca. Quanto mais eu estiver faminta, mais vou saborear a iguaria. É a minha galinha dos ovos de ouro. Expectativas foram criadas. E se, ao contrário do esperado, saírem duas gemas desmilinguidas? Desmanchadas? Ah se for pegadinha de uma galinha que decidiu se vingar justo de mim. Me deseje sorte.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias