Notícias



Coluna da Maga

Magali  Moraes: pra saborear a vida

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

17/08/2020 - 07h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS

Semana passada eu fui apresentada ao termo “savoring” na psicologia positiva (obrigada, Fê!). E tenho certeza que isso pode te inspirar. Em bom português, significa saborear. Mas esquece comida ou bebida. O assunto é saborear a dona vida. Reconhecer aqueles momentos que nos fazem bem. Aproveitar ao máximo as experiências prazerosas do dia a dia, sejam elas pequeninhas ou grandes. Tudo o que provoca na gente sensações boas pode ser prolongado. Só depende de nós.

Leia outras colunas da Maga

Se alguém procurar na internet vai achar definições como essa: savoring é viver plenamente as emoções positivas associadas a certo momento. Prefiro perder menos tempo com as definições e correr atrás desses momentos. Ah se você me visse escrevendo essa coluna. Foi savoring total. Nos fones de ouvido, as músicas que mais gosto. O sábado anoitecendo lá fora. A luz do computador clareando as ideias. A paz da casa. O marido organizando fotos antigas. Eu enxergando a beleza no banal.

Atenção

Dá pra saborear álbuns de fotografias, sabia? Se relembrar te fizer bem, tá valendo. Mas presta atenção no aqui e agora. A vida não é algo que se deixa pra depois. Cada minuto é precioso. Todo sentimento bom pode ser potencializado. O tal savoring diz que precisamos deixar a consciência alerta pra apreciar o que nos traz felicidade. Que seja uma plantinha brotando. Um livro que envolve. Um céu cheio de estrelas. Um pôr do sol que tinge o céu de laranja. O cheiro da grama cortada.

Dizem que saborear a vida nos deixa mais otimistas e confiantes. É saúde mental que fortalece o corpo. Eu acredito demais na força da positividade, e você? Por isso gostei do savoring. Quero saborear mais tudo aquilo que desperta bons sentimentos. Vou deixar meu radar ligado pra perceber esses momentos. Também tem a ver com gratidão. Se agradecemos é porque reconhecemos a importância. Posso te fazer um pedido? Sai do automático. Olha ao redor e descobre as pequenas alegrias. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias