Notícias



Receita do Leitor

Ambrosia de panela de pressão da Fernanda

No clima do Mês Farroupilha, a moradora da Capital mostra como preparar o doce de forma rápida e prática

16/09/2020 - 08h00min

Atualizada em: 16/09/2020 - 08h00min


Jefferson Botega / Agencia RBS
Preparação bem prática e inspirada

A ambrosia é um dos doces tradicionais no Rio Grande do Sul. No clima das celebrações gaúchas do Mês Farroupilha, a dona de casa Fernanda Amag, 35 anos, de Porto Alegre, ensina um preparo diferente: na panela de pressão. 

– Anos atrás, quando eu participava de concursos de prenda, no CTG, a ambrosia sempre era uma das receitas apresentadas, por ser um preparo típico no Estado. Quando casei, descobri que é o doce preferido do meu marido – recorda Fernanda. 

LEIA MAIS
Tainha com molho de pimentões: confira o passo a passo da receita
Bolinho de aipim da Laurita: aprenda a fazer um salgado versátil
Bolo de travessa da Michelli: confira o passo a passo da receita testada no kit Tá Combinado

Mas foi somente há três anos que ela aprendeu a fazer a sobremesa na panela de pressão: 

– A sargento do Exército Ana Luiza, colega do meu esposo, me ensinou esta maneira de preparar. Fiz a primeira vez com medo de dar errado, mas é muito fácil e fica uma delícia. 

Hoje, a dona de casa não frequenta o CTG, mas está próxima das tradições por meio do projeto Acampadentro Farroupilha, que reúne famílias e amigos pelo Instagram, a partir do compartilhamento de momentos alusivos à temática gaúcha. Além disso, Fernanda publica dicas de organização, limpeza e decoração na mesma rede social, em @casinha_05_poa

 MEU SEGREDINHO
/// Dica de limpeza: Tenho o hábito de secar a esponja de lavar louças no micro-ondas por um minuto e meio. A esponja é um dos utensílios que mais junta bactérias e, por isso, deve ser trocada uma vez por semana. Assim, secando-a, eu troco a cada 10 dias. 

INGREDIENTES
✔ 1kg de açúcar
✔ 1 litro de leite integral
✔ 12 ovos
✔ 1 limão (suco)
✔ 1 colher (sopa) de essência de baunilha
✔ Cravo e canela a gosto

MODO DE PREPARO

/// Misture todos os ovos até que fique um líquido homogêneo. 

/// Coloque os ovos dentro da panela de pressão e adicione o restante dos ingredientes. Misture tudo e feche a panela. 

/// Leve a panela ao fogo alto até pegar pressão. Após, baixe o fogo e deixe cozinhar na pressão por 25 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair. 

/// Ao abrir a panela, a ambrosia terá a aparência de um “bolo”. Com uma colher de pau, desmanche e misture bem. Ligue o fogo alto novamente para engrossar a calda por 20 minutos. Deixe a panela aberta. Quanto mais tempo, mais dourado ficará o doce. 

RENDIMENTO: aproximadamente 3 vidros de conserva (500g)
TEMPO DE PREPARO: 50 minutos

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.            
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.            
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias