Notícias



Nas ruas

Chuva da manhã de domingo atrapalhou largada da campanha na Capital

Pelo menos três candidatos à prefeitura cancelaram atividades que seriam ao ar livre

27/09/2020 - 21h11min


Adriana Irion
Adriana Irion
Enviar E-mail


Adriana Irion / Agência RBS
Em campanha, candidato do MDB, Sebastião Melo, afirmou que não recusa cumprimentos quando estendem a mão a ele

O tempo fechado, com períodos de chuva, atrapalhou a agenda de candidatos à prefeitura de Porto Alegre na manhã deste domingo (27), primeiro dia de campanha eleitoral.
Alguns dos que tinham atividades de rua marcadas tiveram de cancelar em cima do horário. Foi o caso de Manuela D'Ávila (PCdoB), que planejara adesivaço na Esplanada da Restinga, na Zona Sul, e de Fernanda Melchionna (PSOL), que visitaria o Brique da Redenção.

Já Sebastião Melo (MDB), depois de participar de uma missa na Igreja São Jorge, decidiu manter a programação e, por volta das 11h, estava no Largo Zumbi dos Palmares para participar de adesivaço. O ponto de apoio foram barracas montadas na frente do comitê do vereador Clàudio Janta (Solidariedade). Veículos paravam no local para receber adesivos dos candidatos.

— Teremos muitos dias chuvosos pela frente e vamos fazer campanha, dividir o tempo em gravações, redes sociais, e presencialmente, quando for possível e com todos os cuidados. Vamos fazer uma campanha olhando para a frente, apresentando soluções para a cidade, os desafios são grandes, especialmente, depois da crise. Estamos trabalhando para apresentar plano de recuperação para a cidade pós-covid-19. Mas a grande consulta é a eleição, é um momento de receber contribuições e é com espírito de diálogo que faremos a campanha — destacou Melo, que estava com seu candidato a vice, Ricardo Gomes.

Leia mais
Mais de 200 moradores de condomínio são evacuados por risco de queda de caixa d'água no bairro Restinga
Em procissão motorizada, centenas de fiéis participam da festa de São Jorge na Capital
Moradores de Esteio lamentam perda da renda extra que costumavam obter com a Expointer

Questionado sobre um momento em que foi visto com o braço estendido e a mão aberta em direção a uma pessoa no interior de um carro, conforme demonstra foto de GZH (acima), Melo afirmou não lembrar exatamente dessa situação específica. Disse que evita cumprimentar os eleitores desta forma, que contraria normas de proteção contra o coronavírus, mas sustentou que, quando alguém estende a mão a ele, não recusa o gesto:

— Cumprimento as pessoas de diversas formas, com um toque de braço, com um aceno. Mas, por uma questão de educação, se me estendem a mão, eu aperto. Procuraremos fazer a campanha seguindo os protocolos de segurança, mas, por educação, não vou me negar a cumprimentar quem me estende a mão.

Concorrente à prefeitura pelo PTB, José Fortunati deu início à disputa nas ruas com um adesivaço no Viaduto Dom Pedro I (Padre Cacique com José de Alencar). O candidato a vice, André Cecchini, também esteve no local aplicando material de campanha nos veículos.

— Esta eleição será a mais importante dos últimos anos, em meio a tempos difíceis causados pela pandemia. Tenho certeza de que com a união de 1,5 milhão de porto-alegrenses conseguiremos mudar a realidade da nossa Porto Alegre para melhor — declarou Fortunati.

Johnny Marco / Divulgação
Fortunati em evento de campanha no Viaduto Dom Pedro I

Ao longo da tarde, outros candidatos e líderes da coligação (PTB, Patriota, Podemos e PSC) passaram pelo viaduto.

Manuela e seu vice, Miguel Rosseto (PT), começaram o dia conversando com moradores do bairro Restinga, ação transmitida por meio de live. Por causa do mau tempo, o adesivaço que ocorreria no bairro foi cancelado.

Gustavo Paim (PP), que tinha visitações marcadas para a tarde, transferiu a agenda para o próximo domingo. No final da tarde, visitou o comitê do candidato a vereador André Machado (PP) na Cidade Baixa ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP).

Os candidatos pela coligação Porto Alegre Pede Coragem (PSOL, PCB e UP), Fernanda Melchionna e Márcio Chagas, iniciaram a campanha por meio de uma transmissão ao vivo em que apresentaram o programa de governo e a nominata de concorrentes à Câmara de Vereadores.

O atual prefeito, Nelson Marchezan, realizou uma videoconferência com candidatos à Câmara de Vereadores de sua coligação e participou de uma reunião com a coordenação de campanha.

Já Juliana Brizola gravou material para TV e redes sociais. Além disso, teve reunião com o time e a equipe técnica sobre as propostas e o plano de governo.

Últimas Notícias