Notícias



Primeiro emprego

Como encontrar trabalho sem ter experiência? Confira dicas que podem te ajudar na hora da seleção

Hítalo Medeiros, formado em Pedagogia, enfrenta dificuldades para conseguir sua primeira colocação no mercado de trabalho

09/09/2020 - 12h33min

Atualizada em: 09/09/2020 - 13h18min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Bem qualificado, Hítalo relata dificuldade em conseguir trabalho

Ter em mãos o diploma nem sempre atende as expectativas de quem conclui um curso. O caso do pedagogo Hítalo Gabriel Medeiros, 24 anos, morador de General Câmara, é exemplo desta situação. Formado desde agosto do ano passado, Hítalo ainda não pode exercer, de fato, tudo o que aprendeu na graduação. O motivo para a frustração é a falta de experiência comprovada na função. 

LEIA MAIS
Procurando emprego? Confira mais de 1,5 mil oportunidades
Desempregado há mais de dois anos? Veja o que fazer para voltar ao mercado
As histórias de profissionais afetados por mudanças no mercado de trabalho devido ao coronavírus

– É criado um sonho, quando se ingressa no curso, de que virão oportunidades na carreira. O mercado de trabalho impõe requisitos que, ao meu ver, desafiam a lógica. Me sinto totalmente desvalorizado, pois todo o investimento que fiz na minha formação profissional e nos demais cursos não me servem. No quesito experiência, nem mesmos os estágios que tive na área estão contando – relata Hítalo. 

Especialização

Sem parar de se especializar, o pedagogo está cursando a segunda pós-graduação. Educação infantil e gestão escolar são os focos de Hítalo. No seu quarto, ele guarda os diversos livros didáticos e jogos pedagógicos nos quais investiu para estar preparado quando viesse a vaga no mercado de trabalho:

– Comprei os jogos e as atividades pensando que eu não precisaria pedir para os pais mandarem por seus filhos. Além de muitos livros preparatórios. 

Antes do início da pandemia de coronavírus, Hítalo trabalhava dando aulas de artesanato no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Mas, com a crise econômica que abalou diversos setores, o pedagogo foi dispensado. 

– Eu estudei teorias, bases e leis da educação, como ensinar as crianças, mas, hoje, junto latas próximo da estrada para vender. Moro com os meus pais. Sem eles, minha situação estaria pior – detalha com frustração, destacando que se mudaria caso tivesse oportunidade garantida fora de sua cidade.

O Diário Gaúcho procurou especialistas para saber como driblar as dificuldades de conseguir uma vaga sem ter experiência. Confira:

Cintia Nunes da Silva, coordenadora de Recrutamento e Seleção na We Can Br, orienta:
/// É importante que, quando o aluno ingressa no curso, já esteja pensando na construção de uma carreira profissional. O ideal é procurar um estágio ou uma vaga de auxiliar, funções que direcionem para a área escolhida para que esse aluno possa entender a dinâmica da profissão. Estar por dentro da área que se pretende atuar é uma forma de aprendizado.
/// Outra dica é participar de feirões de profissões. Nesses eventos, empresas apresentam suas vagas e programas de trainee, em que o aluno pode estar cursando ou formando, com até dois anos da conclusão do curso. Toda a prática e experiência que seja relevante na área de atuação pode ajudar na hora da seleção.

Bruna Oliveira Lira, psicóloga e consultora de Gestão de Talentos da PUCRS, sugere:
/// Na escolha do curso, já se deve pensar na carreira. Para quem ainda está estudando, é importante aprimorar conhecimentos e buscar ferramentas que possam ajudar, como cursos e oficinas.
/// Hoje, o estágio é a maior porta de entrada para o mercado de trabalho, em questões técnicas, práticas e comportamentais. Outra opção são os programas de trainee, que possuem oportunidades para quem já se formou.
///Ter um bom currículo, revisado, estratégico, com Linkedin, também contribui bastante.
/// Além de tudo isso, a maior dica é o autoconhecimento de quem busca uma oportunidade. A pessoa tem que saber o que faz sentido para ela, se perceber naquilo que escolheu fazer.
/// A PUC-RS oferece oficinas para alunos (sem custo) e não-alunos (gratuitas e pagas), no formato online (sobre elaboração de currículos, entre outros). Para consultar as opções, acesse o site carreiras.pucrs.br/eventos.

Ana Rosa Fischer, coordenadora do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho da FGTAS/Sine, explica:
/// No Sine, grande parte das vagas não exige experiência. As que exigem conhecimento são as de Ensino Superior.
/// Além dos empregos, ofertamos muitos estágios, que podem ser uma saída provisória.
/// Uma dica muito importante é aproveitar o tempo durante a entrevista para mostrar o interesse, vender sua performance e prestar atenção às perguntas que são feitas, a fim de ser assertivo na resposta.
/// E nunca desista de tentar.

Produção: Caroline Tidra



MAIS SOBRE

Últimas Notícias