Notícias



Seu Problema é Nosso

Morador de Alvorada protesta sobre trecho de rua sem asfalto

Cerca de 300 metros da Rua Gonçalves de Magalhães não serão contemplados pela obra de pavimentação

24/09/2020 - 10h52min

Atualizada em: 24/09/2020 - 10h54min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Apenas parte da via terá pavimento

O que era para trazer alegria para os moradores de uma parte do bairro Jardim Porto Alegre, em Alvorada, tem causado decepção com o poder público. Seis ruas do bairro estão sendo preparadas para receber a pavimentação. No entanto, em uma delas, a Rua Gonçalves de Magalhães, um trecho de cerca de 300 metros não será contemplado pela obra.

LEIA MAIS
Escola arrecada computadores para doar aos alunos de baixa renda, em Nova Prata
Em Viamão, buraco causa transtornos fora e dentro de casa
Barulho de casa de bombeamento de água incomoda moradores, em Porto Alegre

– A rua possui uma lomba e muitos moradores passam a pé. Por vezes, são mães com carrinhos de bebê, idosos e crianças que sobem até a parada de ônibus, onde terá o asfalto. A prefeitura está pavimentando somente o caminho do ônibus – contesta o corretor de imóveis Roberto de Souza Leite, 56 anos.

Segundo ele, morador da região há mais de 20 anos, a dificuldade de subir o trecho é maior em dias de chuva, pois a água deixa o local escorregadio, e alguns carros evitam o trajeto, pois são frequentes as derrapagens.

Manutenção

De acordo com o morador, a espera por melhorias no local já o levou a fazê-las com as próprias mãos. 

– Nós, moradores da rua, começamos a cuidar da praça que tem no triângulo entre as ruas Gonçalves de Magalhães e Fernando Gomes. Limpamos, roçamos e colocamos pneus para decorar. Se a gente não cuidar, as pessoas descartam lixo e animais mortos ali. A prefeitura não tem ajudado nisso – conta Roberto. 

Ele também fez uma canalização na entrada do seu pátio para a água da chuva escoar com a descida da rua. Além da falta de pavimento, há falta de manutenção, como o patrolamento do local, visto que o trajeto permanece cheio de buracos após chover. O que também é uma frustação.

– A esperança dos moradores é de que a prefeitura se conscientize dessa necessidade da comunidade local e ajuste essa obra para que ela atenda, principalmente, a população de baixa renda, e não apenas a empresa de ônibus – afirma Roberto. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Como indicado na placa da obra, um trecho na Rua Gonçalves de Magalhães não será contemplada

Sem previsão de pavimentação

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Alvorada confirmou que a Rua Gonçalves de Magalhães faz parte de um grupo de seis ruas que estão sendo pavimentadas. No entanto, conforme o secretário de Obras e Viação (Smov) Rogério Negreiros, a obra será realizada somente no trecho demarcado. Não foi esclarecido a razão de não ter pavimentação no local. Ou seja, a obra não será na totalidade da rua, como pede Roberto. O secretário informou ainda que “o restante a rua ficará para uma próxima etapa, sem previsão ainda”. 

Segundo a prefeitura, a manutenção das ruas do bairro com patrolamento estava programada para a última segunda-feira, após o contato da reportagem. A demora para o serviço foi justificada pelas chuvas das últimas semanas.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias