Notícias



Pandemia

Ocupação de leitos de UTIs tem leve alta na Capital nesta segunda

Total de infectados pela covid-19 em estado grave internados nos hospitais passou de 329 no domingo para 333 nesta segunda

08/09/2020 - 09h55min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail
Thiago Rodrigues / Divulgação

Depois de dois dias em leve queda, a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Porto Alegre teve uma leve alta nesta segunda-feira (7). Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o total de infectados pela covid-19 em estado grave internados nos hospitais passou de 329 no domingo para 333 agora - aumento de 1,2%.

Os números mostram que a ocupação de leitos na cidade passou de 86,7% para 88,8% em 24 horas. Dos hospitais monitorados, Pronto Socorro, Independência e Conceição não haviam atualizado seus dados no painel de controle da prefeitura até as 18h15min desta segunda.

Três hospitais estão com 100% dos leitos de UTIs ocupados: Moinhos de Vento, Fêmina e Vila Nova. Na última sexta-feira (4), o total de pacientes graves com coronavírus usando leitos intensivos chegou a 347. 

Infectologistas apontam que a Capital tem atravessado um platô elevado com a ocupação de UTIs, o que torna arriscado o relaxamento de normas de distanciamento social. Também consideram precoce uma análise de tendência de alta ou baixa desses números, pois as variações são pequenas e sem direção definida.

O receio da comunidade médica se deve à previsão de redução no distanciamento nas próximas semanas. O fim de semana, por exemplo, foi o primeiro de Porto Alegre com bares e restaurantes abertos à noite.

O governo do Estado atualizou o mapa do distanciamento controlado, na tarde desta segunda-feira, classificando a região de Porto Alegre como bandeira vermelha, ou seja, risco alto para coronavírus. A decisão ocorreu após uma semana em bandeira laranja na cidade. 

Receba um boletim diário com o resumo das últimas notícias da covid-19. Para ter acesso ao conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar neste link

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença


MAIS SOBRE

Últimas Notícias