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Postos de saúde da Capital permitem agendamento de consultas pelo celular

Iniciativa é parte de atualização de um aplicativo da prefeitura e já funciona em seis unidades, mas será ampliada aos poucos para toda cidade até o início de 2021

07/09/2020 - 05h00min

Atualizada em: 07/09/2020 - 10h08min


Alberi Neto
Alberi Neto
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Reprodução / Reprodução
Funcionalidade está no aplicativo #EuFaçoPOA

A Capital deu um passo significativo no objetivo de terminar com as conhecidas filas formadas por quem passa a madrugada nos postos de saúde em busca de uma ficha de atendimento. Isso porque, neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) introduziu duas novas funcionalidades no aplicativo #EuFaçoPOA, que já reúne outros serviços do município. 

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As duas opções prometem facilitar a vida dos usuários do Sistema Público de Saúde (SUS), permitindo consultar informações pessoais e até agendar consultas em postos de saúde pelo celular. O acesso será realizado por meio de uma autenticação do sistema E-Gov, do governo federal, garantindo a segurança das informações.

Entre as duas novas funcionalidades, a primeira permite ao paciente ter acesso a todos os seus dados de atendimento, podendo ver resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar a validade de medicamentos recebidos por meio do sistema público e ainda ter acesso a boletins médicos de internações hospitalares no SUS. 

O Prontuário Cidadão, como foi anunciado pela SMS, está disponível para 100% dos porto-alegrenses. O cadastro deve ser feito pelo aplicativo, e a comprovação dos dados de identificação pode ser efetuada em qualquer unidade de saúde da atenção primária — as USs, UBSs e ESFs.

— Provavelmente, por costume, o paciente vai até o seu posto de saúde de referência, mas qualquer unidade está habilitada para fazer essa verificação — explica o secretário-adjunto da SMS, Natan Katz.

Agendamento

A segunda novidade, entretanto, é a que mais deve alterar a rotina dos usuários da atenção primária. Agora, por meio do aplicativo, é possível agendar atendimentos com profissionais das unidades. A funcionalidade ainda está em fase inicial, por isso, o agendamento foi disponibilizado somente em seis postos de saúde de Porto Alegre no turno diurno: 1º de Maio, Ernesto Araújo, Lomba do Pinheiro, Nossa Senhora de Belém, Osmar Freitas e São Carlos. 

O próximo passo, conforme o secretário Natan, é liberar para todos os usuários a possibilidade de agendar atendimentos em qualquer uma das unidades que funcionam com horário estendido, até as 22h. Atualmente, há oito postos na Capital com esse funcionamento.

— Assim, qualquer pessoa que precisar de atendimento na rede básica poderá escolher umas dessas unidades com horário estendido, que abrangem todo os nossos pacientes, não precisando ser referenciado naquele local. Isso facilita enquanto ampliamos o agendamento diurno para todas as unidades — projeta Natan.

Facilitar

A intenção da SMS é, depois de ouvir sugestões e críticas dessas primeiras seis unidades testadas, ir ampliando o serviço aos poucos, com o acréscimo de quatro a oito unidades por semana no aplicativo. Até o início de 2021, todos os pontos de atendimento estarão na plataforma, conforme o secretário-adjunto.

— Focamos nosso trabalho nos últimos anos em melhorar o sistema, integrando nossos dados, facilitando o trabalho dentro das unidades e hospitais do município. Isso já mudou um pouco os modelos de agendamento, acabando com as filas de rua em boa parte das unidades. Agora, estamos levando essas facilidades também para o usuário. Vamos dar acesso à informação para o dono da informação. Os outros modelos de agendamento seguem, mas esse é mais um meio de facilitar a chegada do paciente até o profissional da saúde — aponta o secretário-adjunto.

Entenda as novas funcionalidades do #EuFaçoPOA

/// A principal novidade é agendamento de consultas, disponível para o turno diurno de seis unidades: 1º de Maio, Ernesto Araújo, Lomba do Pinheiro, Nossa Senhora de Belém, Osmar Freitas e São Carlos.

/// Em breve, o agendamento nas oito unidades que funcionam até as 22h será liberado para toda a população. 

/// Até o início de 2021, todas as unidades da cidade devem estar inseridas no sistema.

/// A segunda nova função é o prontuário eletrônico do cidadão, onde será possível ver resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar validade de medicamentos recebidos e ter acesso a boletins médicos de internações hospitalares. 

/// Para o acesso aos dados, é necessário fazer a validação numa unidade de saúde, assim como ocorre com alguns aplicativos de bancos, por exemplo, quando é necessário habilitar o acesso num caixa eletrônico.

Como acessar os dados

Baixando o app

/// O aplicativo #EuFaçoPOA está disponível para smartphones Android e iOS, basta pesquisar na sua loja de apps.

/// Ao abrir o app, clique no ícone da Saúde.

/// No primeiro acesso, será necessário fazer o cadastro na plataforma E-Gov. 

/// Feito isso, ao retornar ao app, um código de confirmação será enviado ao seu e-mail ou por SMS (torpedo). Digite o código no aplicativo, e o acesso será liberado. 

/// Caso já seja usuário do sistema, você receberá um código para fazer a autenticação presencial em uma unidade de saúde.

/// Com os dados liberados, você pode conferir informações do seu prontuário eletrônico.

Agendando

/// Caso seja paciente de uma das seis unidades já inseridas no sistema, é possível agendar atendimentos.

/// Para isso, clique em "Meus Agendamentos" e escolha o horário de atendimento padrão, das 8h às 18h. 

/// Depois, selecione a sua unidade correspondente. 

/// Uma lista com os próximos quatro dias de agenda aparecerá. 

/// Selecione um dos dias e você terá acesso aos profissionais e horários disponíveis.

/// Depois, basta clicar no campo "Marcar Consulta".


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