Notícias



Dia da Independência

Sete de Setembro: veja o que abre e o que fecha no primeiro feriadão após a liberação de atividades na Capital

Bancos e agências dos Correios estarão fechados, enquanto supermercados devem funcionar normalmente

03/09/2020 - 20h38min


GZH
GZH
Marco Favero / Agencia RBS
Trensurb seguirá tabela horária de domingos e feriados

O feriado do Dia da Independência, que é o primeiro após a liberação de algumas atividades que estavam suspensas em Porto Alegre devido à pandemia de coronavírus e as mudanças no distanciamento controlado do governo do Estado, causará alterações nos horários de funcionamento de determinados serviços da Capital na segunda-feira (7). Os bancos, as agências dos Correios, da CEEE, da FGTAS/Sine e os pontos do TudoFácil estarão fechados, assim como as unidades de saúde e farmácias distritais. 

No entanto, os supermercados devem abrir e os pronto-atendimentos — Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e de Saúde Mental — e a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte Moacyr Scliar funcionarão 24 horas. As lojas que firmaram acordo coletivo junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) também poderão funcionar. 

Leia mais
Após mais de dois meses, Porto Alegre volta para a bandeira laranja
Retomada das obras paradas impulsiona a construção civil em Porto Alegre

Já os ônibus e a Trensurb irão operar com tabela horária de domingos e feriados.

Veja o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos

De acordo com a Febraban, as agências bancárias estarão fechadas durante o feriado. As contas de consumo que vencem nesta data podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes também podem utilizar os canais alternativos, como internet banking e mobile banking, além dos caixas eletrônicos.

Comércio

As lojas da Capital estão autorizadas a abrir na segunda-feira, desde que tenham firmado o acordo coletivo junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindec. O documento, previsto em convenção coletiva da categoria para o período de novembro de 2019 a outubro de 2020, garante o funcionamento das empresas do varejo com a mão de obra de funcionários em feriados.

Correios

Os Correios informam que não haverá expediente nas agências do Rio Grande do Sul nem na Central de Atendimento dos Correios (CAC) na segunda-feira. Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações nesse dia, os clientes devem acessar o site da empresa. Na terça-feira (8), o atendimento será realizado normalmente.

No sábado (5), algumas unidades da Capital estarão abertas, confira os endereços:

  • Agência Avenida Otto Niemeyer (Avenida Otto Niemeyer, 2.533, loja 2, Tristeza), das 9h às 13h
  • Agência Porto dos Casais (Rua Demétrio Ribeiro, 1.164 Loja 2, Centro), das 9h às 12h
  • Agência Rua da Praia (Rua dos Andradas, 1.001, loja 102, Centro ), das 9h às 12h
  • Agência São Jorge (Avenida Bento Gonçalves, 2.873, Partenon), das 9h às 12h

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Luz

As agências e postos de atendimento da CEEE permanecerão fechadas em função de uma liminar judicial vigente. Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo telefone 0800-721-2333 ou, em caso de falta de luz, por torpedo (enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307). 

No entanto, na segunda-feira, o atendimento comercial não estará funcionando e, por isso, os serviços de campo ficarão restritos aos casos de emergência — como falta de luz.

Supermercados

De acordo com o acordo coletivo de trabalho do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados da Capital devem funcionar durante o feriado da Independência.

Saúde

Os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas durante o feriadão. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica também seguirão funcionando. 

Já as unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas, retomando o atendimento na terça-feira a partir das 7h ou 8h, conforme o planejamento de cada serviço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661, Independência)

Tudo Fácil e agências FGTAS/Sine

As unidades do TudoFácil e as agências FGTAS/Sine estarão fechadas na segunda-feira. Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), nas unidades do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132).

Ônibus

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus vão circular com tabela de domingo durante o feriado de segunda-feira. Os horários estão disponíveis no site do órgão.

Trensurb

A Trensurb informa que a operação dos trens seguirá a tabela horária de domingos e feriados, com intervalos que variam entre 20 e 30 minutos, na segunda-feira. Os horários podem ser conferidos neste site.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias