Notícias



Receita do Leitor

Cassata de Nozes da Viviane: aprenda a preparar uma sobremesa gelada

O doce tem textura de sorvete, perfeito para o calor, e foi premiado no Concurso Culinária

28/10/2020 - 11h03min

Atualizada em: 28/10/2020 - 11h03min


Isadora Neumann / Agencia RBS
Professora sugere que prato seja feito de véspera

Uma sobremesa gelada e crocante, quem não gosta? Para ser ainda mais tentador aos “formigas”, o doce é rápido e fácil de preparar. A professora de Educação Infantil Viviane Possera de Oliveira, 55 anos, de Porto Alegre, mostra como fazer a Cassata de Nozes. 

– Todos, aqui em casa, adoram essa receita. Ela é muito boa, principalmente no verão, porque parece um sorvete – conta ela. 

LEIA MAIS   
Receita de vó: aprenda a fazer o bolo de Fanta da dona Guida
Tudo de Laranja da Taís: veja o passo a passo de um bolo que é esperado no café da tarde
Receita campeã: Lasanha de Abacaxi da Verenice  

A sobremesa ficou com a quarta colocação do Concurso Culinária deste ano, promovido por DG e Asun Supermercados. A premiação do prato foi uma surpresa para Viviane, que levou para casa uma batedeira, um liquidificador e cartão vale-compras de R$ 900: 

– Eu estava em Quintão, ia quase todos os dias ao mercado. Me chamava a atenção a urna do Concurso Culinária. Uma das minhas filhas me falou pra mandar a Cascata de Nozes. Foi muito legal ser selecionada, fiquei feliz! 

Para servir bem gelada, Viviane sugere que a sobremesa seja preparada na véspera:

– Fica uma delícia! 

Isadora Neumann / Agencia RBS
As nozes deixam a receita crocante

MEU SEGREDINHO
/// – Para triturar as nozes, depois de caramelizadas e frias, eu as coloco em um saco plástico, daqueles que utilizamos para congelar alimentos, e uso um batedor de bife para deixar bem quebradinho. Se não colocar em um saco, é provável que as nozes “voem” na hora de bater.

INGREDIENTES DA CASSATA DE NOZES
✔ 6 ovos
✔ 10 colheres (sopa) de açúcar
✔ 1 pote de doce de leite
✔ 1 pote de nata
✔ 200g de nozes picadas

MODO DE PREPARO

/// Coloque em uma frigideira 2 colheres de açúcar até caramelizar. Em seguida, adicione as nozes picadas no açúcar caramelizado. Logo após, retire da frigideira e coloque em um tábua. Quando esfriar, coloque as nozes caramelizadas dentro de um saco plástico e triture-as com um batedor de bife. Reserve.

/// Separe as claras das gemas. Bata as claras na batedeira até ficarem firmes. Em seguida, adicione 8 colheres açúcar e bata novamente até firmar de novo. Acrescente a nata aos poucos e misture delicadamente. 

/// Em outro recipiente, coloque as gemas e o doce de leite e bata até a mistura ficar homogênea. 

/// Montagem: Coloque a metade do creme branco em uma travessa, um pouco das nozes picadas. Após, acrescente todo o doce de leite com gemas e mais nozes picadas. Adicione a outra metade do creme branco e, por cima, finalize com as nozes picadas. Leve ao congelador por duas horas.

RENDIMENTO: 12 porções
TEMPO DE PREPARO: 30 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias